-
Início
-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- Emoção e harmonia na receção aos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude
Emoção e harmonia na receção aos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Ontem, dia 5 de abril, a Unidade Pastoral de Pampilhosa da Serra, acolheu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, que durante o mês de abril continuarão a percorrer várias Paróquias da Diocese de Coimbra.
Os símbolos foram acolhidos junto ao Cristo Rei de Pampilhosa da Serra, num cenário de alegria e harmonia, a que se juntou o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, assim como dezenas de pessoas que não quiseram perder este momento de forte simbolismo e carga emotiva. Já no dia de hoje, os símbolos foram transportados a alguns espaços e instituições da Vila, sendo que a peregrinação culminou com a “passagem de testemunho” à Paróquia de Pedrógão Grande, no Vilar da Amoreira.
A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.
A Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde então, iniciou uma peregrinação que a já a levou aos 5 continentes e a quase 90 países, sendo encarada como um verdadeiro sinal de fé.
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, acompanha a Cruz Peregrina desde 2003. Este ícone foi introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.



