- Início
- Viver na Pampilhosa
- SIT FLEXi - Transporte Flexível a Pedido
SIT FLEXi - Transporte Flexível a Pedido
Transporte Flexível a Pedido – Projeto piloto em vigor no concelho de Pampilhosa da Serra
Desde o dia 3 de março de 2020, está em vigor no concelho de Pampilhosa da Serra o projeto piloto “Transporte Flexível a Pedido”, uma solução desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em articulação com os Municípios que integram o projeto: Pampilhosa da Serra e Góis.
O Transporte Flexível a Pedido (SIT FLEXi) é um serviço que garante o aumento da cobertura da rede de transporte público de passageiros em zonas com deficiente ou inexistente resposta a este nível. Isto é, a dita iniciativa irá abranger povoações que não fazem parte da atual rede de transportes públicos do Município. Ou seja, se determinadas aldeias não estão incluídas neste projeto piloto, significa que se encontram abrangidas pela Rede de Transportes Públicos local que, recorde-se, é suportada financeiramente pelo Município.
Na prática, e depois de elaborado o levantamento por parte da CIM Região de Coimbra, a rede abrangerá 51 povoações do concelho de Pampilhosa da Serra (ver lista abaixo). O transporte estará disponível todas as terças e quintas e pode ser solicitado até às 15h00 do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita.
No fundo, o SIT FLEXi, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, horários e paragens definidos, sendo que as deslocações apenas podem ser efetuadas dentro do concelho. No entanto, este serviço pressupõe que seja o cliente a desencadear a viagem, contactando previamente a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas. As paragens serão assinaladas através de placas colocadas nos respetivos pontos de encontro dos locais abrangidos.
Se o utilizador pretender deslocar-se para fora do concelho, pode usufruir do SIT FLEXi para ir até à sede de concelho e posteriormente utilizar os meios de transporte ao dispor para deslocação até ao destino final.
Em Pampilhosa da Serra, todos os taxistas a operar no concelho aceitaram integrar este projeto-piloto. As tarifas do transporte a pedido assemelham-se às tarifas das viagens de autocarro regulares para uma distância semelhante, com preços que variam entre 1,05€ e 4,60€ dependendo da deslocação.
Com este tipo de serviço de transporte, procura-se proporcionar melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocaram à sede de concelho, por exemplo, de forma a colmatarem variados tipos de necessidade, como serviços médicos, farmácia, alimentação, entre outras.
Contudo, e por se tratar de um projeto piloto, após os seis meses de implementação, analisar-se-á o seu impacto e a pertinência de um eventual alargamento a outras localidades.
Povoações abrangidas pelo Transporte Flexível a Pedido:
Ribeira do Soutelinho; Ribeiro do Indioso; Vale Porco; Travessa; Lomba do Barco; Vale de Pereiras; Vale Serrão; Aldeia do Meio; Coelhal; Covões; Sobral de Baixo; Casal da Silva; Braçal; Sobral Bendito; Farropo; Vale Carvalho; Vale Derradeiro; Sanguessuga; Malhou; Sobralinho; Vale Grande; Foz do Ribeiro; Porto de Égua; Sobral Valado; Praçais; Pescanseco Cimeiro; Pescanseco Fundeiro; Pescanseco do Meio; Sobral Magro; Lobatos; Lobatinhos; Signo Samo; Boiças; Ceiroquinho; Cavaleiros de Baixo; Cavaleiros de Cima; Mata; Covanca; Ceiroco; Camba; Porto da Balsa; Castanheira da Serra, Gralhas; Ponte de Fajão; Aradas; Adurão; Portas do Souto; Sobralinho; Vale da Presa; Casal do Papão e Malhadas da Serra.
Para reservas (até às 15h00 do dia útil anterior): 800 200 201