Florestas
Poucas coisas têm tanto valor em diversas frentes como a Floresta. Ela tudo dá; gera riqueza, pincela paisagens únicas, alberga um sem-números de vidas, limpa os ares, purifica águas, protege o solo, dá emprego e deslumbra turistas.
No Município de Pampilhosa da Serra a Floresta também, assume um papel de elevada importância, ela é a principal fonte de riqueza. Dos 39 649 ha (396 km2) do concelho 30 100 ha são floresta, sendo a sua composição pouco variada, semelhante ao que acontece na região centro do país.
Assim sendo, tínhamos o Pinheiro Bravo como a espécie florestal mais representativa no Concelho e a seguir vinha o Eucalipto Comum.
Atualmente, devido aos grandes incêndios que tem ocorrido no Município, verificou-se um forte aumento de novas plantações de eucalipto, passando este a ser a espécie florestal mais representativa no Concelho.
Hoje em dia o medronheiro surge como uma alternativa de povoamentos das nossas serras, já faz parte da economia local e regional através dos seus produtos: Aguardente de medronho e compota.
Foto 1: Medronheiro com fruto
A par com a parte arbórea temos a parte arbustiva, os arbustos, a urze, a esteja, a giesta, o folhado que povoam nas nossas serras, dando um aspeto a nossa paisagem de pinturas a óleo, únicas no pais.
A agricultura aparece essencialmente como agricultura de subsistência.