Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

PR8 | Rota do Rio Unhais

Pr8 pps 2016 05 27 04 1 980 2500
coordenadas GPS

40º 05'21.48" N

07º 50'58.95" W

Percurso em formato linear, que se inicia junto à praia fluvial da Barragem de Santa Luzia e segue em direção ao dique da Barragem de Santa Luzia – uma das mais antigas de Portugal. Inaugurada em 1942, possui 76 metros de altura e um comprimento de coroamento de 115 metros.

Ao subir, o percurso passa na Capela de Santa Luzia e no miradouro, onde se pode contemplar as magníficas vistas sobre a barragem e a albufeira de Santa Luzia. Ao descer, passa a norte do lugar de Vale Grande. Aqui, pode contemplar-se a paisagem das imponentes cristas quartzíticas, que fazem de suporte à Barragem de Santa Luzia. Seguindo por trilhos até aldeia de Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular, perca-se aqui na imensidão do horizonte. O percurso segue depois em direção à Foz do Ribeiro. Nesta aldeia está bem marcada a utilização do xisto na arquitetura, pedra presente em toda a sua edificação com a arte ancestral da sua sobreposição.

O rio Unhais estará quase sempre presente e irá cruzá-lo para a sua margem esquerda. Seguindo por trilhos onde vai encontrar uma paisagem selvagem, onde o silêncio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros. Aqui, encontra uma vista imaculada, com poucos vestígios de civilização nas proximidades, até chegar à aldeia da Ereira. Deste ponto, o percurso segue por uma levada, que o encaminha à Pampilhosa da Serra, no vale do rio Unhais, com uma paisagem extraordinária. Aqui, encontram-se ainda vestígios de alguns moinhos, que outrora moíam as produções de milho e centeio das encostas férteis do rio. Estas encostas eram fortemente aproveitadas para o cultivo de cereais e hortícolas. Ao chegar à Pampilhosa da Serra, não deixe de visitar a praia fluvial, situada no centro da vila. É o local ideal para uns banhos retemperadores e para passeios. Visite ainda o Posto de Turismo, a Igreja Matriz e o Museu Municipal.

Brochura

Partilhar