Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Rede das Cidades Educadoras

ciutat_educadora_portugues1_LOGO

 

O Município de Pampilhosa da Serra integra, desde janeiro de 2020, a Associação Internacional de Cidades Educadoras. A decisão foi comunicada pela própria Associação, que desde 1990 – altura em que foi idealizada na cidade espanhola de Barcelona – tem vindo a dinamizar inúmeras iniciativas à escala mundial no sentido de proclamar e reivindicar o papel basilar da educação na sociedade.


Uma dessas iniciativas é a designada “Carta das Cidades Educadoras”, que as “cidades-membro” se comprometem a seguir a partir do momento em que passam a integrar a associação. O documento contém um conjunto de 18 princípios que acentuam o comprometimento e “responsabilidade dos governos locais no sentido do desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que a cidade contém” e que deverão ser incorporados nos respetivos projetos políticos.


Pampilhosa da Serra é o 80º Município português a integrar a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras/Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma distinção que acentua responsabilidades na vertente educacional, mas que revela o comprometimento contínuo com que a autarquia encara os desafios e as virtudes da educação.


À semelhança do que reflete a Carta da Cidades Educadoras, o Município considera que é preponderante “investir na educação de cada pessoa de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade”.


A educação deve ser um compromisso conjunto e permanente com o objetivo de dar a melhor resposta possível aos desafios que dela advêm. Deste modo, antecipar cenários e inovar é crucial, de maneira a que todos sejam valorizados e o crescimento e integração social pronunciem um trajeto pessoal e profissional de sucesso.

O Dia Internacional das Cidades Educadoras assinala-se a 30 de novembro, sendo que no ano 2020 celebram-se os 30 anos de Cidades Educadoras e renova-se o legado do trabalho desenvolvido por este Rede com uma atualização da Carta das Cidades Educadoras. A nova versão da Carta mantem a essência e os valores que promove desde o seu início, contudo ante os novos desafios globais que se colocam às cidades, o Comité Executivo considerou necessário atualizá-la para continuar inspirando a ação municipal.

Links Úteis

https://www.facebook.com/RTPCE/
http://www.edcities.org/rede-portuguesa/
http://www.edcities.org/

Partilhar