Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

Pessegueiro

Em Pessegueiro, descubra o Lagar antigo recuperado e prove uma bebida tradicional no Bar. Aproveite a luz, que aqui se reflete na natureza e banhe-se na límpida e refrescante Praia Fluvial. Aprecie o quadro de beleza rara. Nestas terras, sinta harmonia entre o homem e natureza. As artes e ofícios ancestrais associados à pastorícia fazem parte do quotidiano destas pessoas.

 

imagem
imagem

 

PRESIDENTE:

Maria Teresa Batista Neves

imagem

 

SECRETÁRIO:

Benjamim Batista Marques

imagem

 

TESOUREIRO:

Jorge Miguel Brás Ramos

Morada:
Pessegueiro
3320-312 Pessegueiro

E-Mail:
geral@jfpessegueiro.pt

Telefone:
235 556 023
235 556 028

Fax:
235 556 023
235 556 028

Atendimento ao Público:
Dias úteis das 08h30 às 17h00

Área Total (km2):
32

Número de Povoações:
9

Número de Habitantes (Censos 2011):
228

Heráldica:
imagem A bandeira é verde. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
O brasão tem escudo de prata, pessegueiro de verde, arrancado e folhado do mesmo e frutado de vermelho, entre duas mós de vermelho, abertas do campo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Pessegueiro."
O selo é circular, com a legenda "Junta de Freguesia de Pessegueiro - Pampilhosa da Serra."
História:

A freguesia de Pessegueiro, situada a Oeste do concelho, é contígua às freguesias do Machio e da Pampilhosa da Serra. A ela pertencem os lugares de Braçal, Carvoeiro, Coelhal, Catraia do Farropo, Malhadas da Serra, Pessegueiro de Baixo, Pessegueiro de Cima, Ramalheira, Sobral Bendito.

Pertenceu ao bispado da Guarda, mas em 1882 passou para o de Coimbra. O orago da freguesia é S. Simão e a Padroeira é Nossa Senhora de Lurdes. No dia de S. Simão era costume, após a saída da missa, dar bodo aos pobres no adro da Igreja.

A Igreja Paroquial encontra-se no lugar de Pessegueiro de Baixo. A data precisa da sua construção é desconhecida, no entanto, o ano de 1724, lavrado na pia de água benta, permitiu a Virgílio Correia remontá-la a finais do século XVII ou início do XVIII. A Capela de Nossa Senhora de Lurdes, situada no cabeço, entre os dois Pessegueiros (de Baixo e de Cima) foi inaugurada a 10 de Setembro de 1966. Para este novo templo foi transferida a imagem de Nossa Senhora de Lurdes, Padroeira da Freguesia.

Património Natural e Cultural:

Igreja de S. Simão - A Igreja remonta a finais do século XVII inícios do XVIII. A imagem do orago S. Simão é de pedra e data do século XVII.

Parque de Merendas de Nossa Senhora de Lurdes

Lagar de Pessegueiro

Moinho de Água - O aproveitamento das águas da Ribeira da Serra fazem girar o rodízio que ainda mói o cereal dos pessegueirenses mais afetos às tecnologias tradicionais.

Museu da Freguesia de Pessegueiro - Com uma coleção de objetos etnográficos este museu situa-se na povoação do Carvoeiro e tem entrada gratuita.
Praia Fluvial de Pessegueiro / Bungalows

Capela de Nossa Senhora de Lurdes -De construção recente, foi para lá transferida a imagem de Nossa Senhora de Lurdes, padroeira da Freguesia.

Orago

S. Simão, celebrado anualmente a 28 de Outubro.

Links

Partilhar