Homenagem às Mulheres Pampilhosenses - Comemorações do Dia Internacional da Mulher

08 Março 2022

Em 1975 as Nações Unidas instituíram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza uma luta de mais de 150 anos por direitos e igualdade.

Assinalar esta data é relembrar a coragem e sacrifício de gerações de mulheres, que percorreram parte de um trajeto, ainda inacabado, na tentativa de abolir injustiças, discriminações e abusos inaceitáveis.

Este é também o momento de recordarmos todas as Mulheres Pampilhosenses, representadas nesta homenagem por quatro mulheres guerreiras, que colocaram a mais profunda resiliência e altruísmo ao serviço da comunidade.

Esmeralda Alexandre, Teresa Baptista, Helena Barateiro e Virgínia Antunes destacaram-se pelas causas que abraçaram, pelo amor à sua terra e às suas gentes. Destacaram-se pelo carisma, pela simplicidade no trato, e pelos rios de ternura, que foram harmonia e aconchego de almas por vezes inseguras. Destacaram-se sem se quererem destacar, porque são assim os mais puros corações.

Com este painel, colocado na fachada do edifício da Câmara Municipal, e um vídeo individual em registo biográfico que publicaremos ao longo das próximas semanas, prestamos-lhes o mais profundo reconhecimento e admiração, deixando também a garantia de que as memórias por elas deixadas serão mantidas com o mesmo carinho com que os seus sorrisos tocaram (ou ainda tocam) a vida de quem com eles se cruzou.

No dia de hoje será lançado o primeiro de quatro vídeos de homenagem, sendo que o CCN Jornal da próxima sexta-feira, dia 11 de março, será também particularmente dedicado às Mulheres Pampilhosenses.

dsc00723