Destaques da última Reunião de Câmara: O possível alargamento dos Espaços do Cidadão e o balanço dos benefícios atribuídos aos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.

11 Fevereiro 2022

No seguimento da última reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 9 de fevereiro, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de candidatura para o alargamento dos Espaços do Cidadão do concelho.

Neste caso, o protocolo de parceria será celebrado entre a Agência para a Modernização Administrativa, a CIM Região de Coimbra e o Município de Pampilhosa da Serra, que sinalizou a intenção de alargar a rede de Espaço de Cidadão às oito Freguesias.

De momento, o Concelho conta com apenas um Espaço de Cidadão, localizado em Dornelas do Zêzere, pelo que a intenção é amplificar a oferta de serviços públicos disponíveis, dando uma “nova funcionalidade” e um “novo conceito” aos “Pontos+ que já existem”, tal como sublinhou Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. A ideia, reforçou o Autarca, é aproximar este tipo serviços das pessoas, “para que não tenham de se deslocar tão longe e para que possam, na sua Junta de Freguesia, resolver os seus problemas”.

Ainda na sessão, e decorrido o período de candidaturas, foi aprovada a lista de 32 Bombeiros Voluntários abrangidos pelos benefícios fiscais atribuídos pela Câmara Municipal, assim como o respetivo montante envolvido, que ultrapassa os 10 mil euros.

Jorge Custódio, voltou a frisar que, “há cerca de um ano atrás”, este regulamento foi criado para incentivar “jovens e não jovens” a realizar serviço de voluntariado nos Bombeiros de Pampilhosa da Serra. Da extensa lista de benefícios destacam-se os seguintes: Redução de 25% na mensalidade de elementos do Agregado na Atividades de Animação e Apoio à Família; Reembolso de 100% do valor do IMI de imóveis localizados no concelho, destinados a habitação própria e permanente; Redução de 50% no pagamento de taxas administrativas de realização de operações urbanísticas (construção, reconstrução, ampliação, conservação, etc.); Apoio ao arrendamento, sob a forma de reembolso no montante de 300€ anuais e ainda a atribuição do tarifário social no serviço de abastecimento de água, saneamento e resíduos.

O Presidente da Câmara Municipal realçou ainda a importância do voluntariado, não só nos Bombeiros Voluntários, como também “em tantas outras coletividades e instituições do concelho”.

reuniao_da_camara_municipal___pampilhosa_da_serra__09_02_2022___7_
reuniao_da_camara_municipal___pampilhosa_da_serra__09_02_2022___5_