Exposição “Rios, Espelhos da Alma” em itinerância nas Praias Fluviais

EducaçãoGeral
05 Agosto 2021

Depois do desafio lançado aos alunos do Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, as fotografias da exposição “Rios, Espelhos da Alma”, foram hoje expostas nas Praias Fluviais de Janeiro de Baixo e Santa Luzia. Esta iniciativa, que resultou de uma parceria entre o Município e a Associação de Pais, foi dinamizada no âmbito do programa Bandeira Azul 2021, cujo tema é a “Recuperação dos Ecossistemas”. No mês de setembro as mesmas fotografias serão expostas na Praia Fluvial de Pessegueiro.

Notas*:

- Se um terço das áreas mais degradadas do planeta for restaurada, e protegidos os ecossistemas ainda saudáveis, é possível absorver e armazenar carbono equivalente a metade de todas as emissões humanas de gases de efeito de estufa e evitar a extinção de 70% das espécies ameaçadas. A restauração dos ecossistemas está, também, relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente os que se prendem com as alterações climáticas, a erradicação da pobreza, a segurança alimentar, a conservação da água e a biodiversidade.

- Os projetos de recuperação de ecossistemas podem assumir variadas formas: plantação de árvores/espécies autóctones; recuperação de sistemas dunares; limpeza da margem de um rio; plantação de flores para ajudar na polinização; identificação e remoção de espécies invasoras; sensibilização e proteção de animais ameaçadas; identificação e valorização de fauna e flora local ou promoção de agricultura sustentável.
*fonte: ABAE – Bandeira Azul da Europa

foto_13