Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra tem novo telescópio

06 Julho 2021

O observatório espacial de Pampilhosa da Serra, localizado na aldeia de Porto da Balsa, recebeu um novo telescópio que estará ao serviço do Ministério da Defesa Nacional, para monitorizar satélites geoestacionários.

Segundo Domingos Barbosa, investigador da Instituto de Telecomunicações de Aveiro, isto significa que o observatório possui agora uma “capacidade única em Portugal para rastrear e detetar satélites assim como para monitorizar os detritos espaciais que podem provocar danos nesses satélites”.

Apenas as autoridades designadas pelo Ministério da Defesa Nacional, o Instituto de Telecomunicações e as instituições protocoladas podem operar este novo aparelho. Domingos Barbosa, salientou que, neste momento, esta é a “estação radioastronómica de referência em Portugal".

Para além da vertente de investigação, estas caraterísticas fazem com que este seja igualmente um espaço com forte propensão para o astroturísmo. De acordo com Domingos Barbosa, está a ser realizado um trabalho de fundo, em colaboração com a Câmara Municipal, “para haver um regime de visitas, para poderem visitar os equipamentos” e, inclusivamente, alguns turistas “poderem trazer os seus próprios equipamentos” operando-os de uma forma lúdica.

O investigador frisou ainda que estão a decorrer outro tipo de “ações concertadas com as autoridades do turismo”, nomeadamente ao nível do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, “que vai ter o seu epicentro na Pampilhosa da Serra”. “Esperamos que isto sirva para trazer mais pessoas para cá, também iremos ter o chamado turismo científico, com cientistas e investigadores que irão regularmente utilizar estas infraestruturas, concluiu Domingos Barbosa.

O observatório espacial de Pampilhosa da Serra é uma estrutura que serve as ciências espaciais e a industria aeroespacial europeia. Para além do novo telescópio, o local já contava com dois radiotelescópios. Um deles está atualmente a receber a instalação de um radar espacial, sendo que o outro é utilizado para ações formativas no âmbito da astrofísica, astronomia e ciências espaciais.

captura_de_ecra__75_
captura_de_ecra__76_