Covid-19 – Município e Operadores Turísticos reuniram para analisar selo “CLEAN & SAFE”

03 Maio 2020

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra reuniu, ontem, por videoconferência, com os operadores turísticos locais, com o intuito de sensibilizar para a importância da obtenção do selo “CLEAN & SAFE” do Turismo de Portugal – certificado que identifica as empresas do setor do turismo que cumpram as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-COV-2 (Novo Coranavírus).

Para o efeito, e de modo a que os operadores turísticos atinjam a referida distinção, foi delineada uma estratégia conjunta, na qual a Autarquia, em conjunto com um formador, se compromete a auxiliar unidades de alojamento e empresas de animação turística locais, encontrando soluções para o funcionamento seguro do setor turístico, face aos novos desafios criados pela pandemia.

Assim, para garantir o selo “CLEAN & SAFE”, as empresas devem dispor de um Protocolo Interno, construído em função das suas características, relativo às medidas de higienização e segurança definidas no âmbito da COVID-19. Cada protocolo é específico para cada empresa e deverá ser disponibilizado a colaboradores, no âmbito da formação, e a turistas sempre que solicitado.

A reunião com os operadores turísticos assinalou também a vontade por parte de todos, em impulsionar um setor com forte impacto no território e que, à semelhança de outros, se viu obrigado a paragem forçada. É agora altura de ultimar estratégias que permitam, a curto prazo, que seja possível desfrutar das inúmeras potencialidades do território de forma segura.