Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil - Principais Decisões e Assuntos Analisados

26 Março 2020

A Comissão Municipal de Proteção Civil – alargada a instituições que intervêm em matéria de cuidados de saúde no concelho -, reuniu, na manhã de hoje, para fazer novo balanço em relação ao quadro geral da pandemia no concelho, tendo sido debatidas medidas para implementação imediata, numa altura em que já está em vigor a fase de mitigação, por determinação da Direção-Geral da Saúde.

Face a uma proposta apresentada pelo Município de Pampilhosa da Serra, foi decidida a criação de uma Bolsa de Voluntariado Municipal, com intuito de minorar os constrangimentos respeitantes aos recursos humanos disponíveis. A iniciativa irá acolher as inscrições de cidadãos que demonstrem interesse em prestar funções de apoio a instituições – nomeadamente a IPSS’s do concelho -, ou para eventuais situações de emergência. Os voluntários que manifestarem a sua disponibilidade em ingressar na referida bolsa de voluntariado, serão sinalizados, podendo ser chamados caso se revele essa necessidade.

Paralelamente a esta medida, e em complemento aos planos de contingência da Câmara Municipal e das diversas instituições já em vigor, foram aprovados o Plano de Contingência Municipal e o Plano de Operações Municipal. Note-se que os planos recém-aprovados estarão em constante atualização de forma a que todas as entidades envolvidas consigam adaptar uma resposta rápida, eficaz e coordenada aos desenvolvimentos da situação. Atendendo ao atual momento e tendo em conta que já está em execução o Plano de Emergência Distrital, foi ainda decido que não se justifica, para já, a ativação do Plano de Emergência Municipal. No entanto, e na eventualidade de se registarem alterações de fundo significativas no que diz respeito à evolução do surto no concelho, esta possibilidade estará em permanente análise.

Como já é do conhecimento geral, foi recentemente confirmado o primeiro caso de infeção por Covid-19 no concelho. O delegado de saúde de Pampilhosa da Serra, está a acompanhar cuidadosamente a situação, em articulação com o Município e todas as instituições que compõem a proteção civil, pelo que se deve salientar que, de momento, não existem motivos de alarme ou pânico generalizado. As pessoas sinalizadas como potencialmente mais expostas ao contágio, resultante deste caso, já estão a cumprir isolamento profilático e estão a ser tomadas todas a providencias de modo a que as suas repercussões sejam tantos menores quanto possível.

Seguindo um princípio de transparência, sem alarmismos excessivos, mas com todas as precauções que a situação exige, o que se pede é a colaboração de todos para que se continuem a cumprir as normas decretadas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente no que diz respeito à restrição do contacto social e ao reforço dos cuidados de higienização.

Encontramo-nos na fase de mitigação da pandemia, pelo que, mais do que nunca devemos reforçar os cuidados de prevenção, estendendo um apelo a todas as pessoas que se desloquem para o concelho nos próximos dias para que, conscientemente, permaneçam em isolamento voluntário.