Transporte Flexível a Pedido – Projeto-piloto entra em vigor no concelho de Pampilhosa da Serra

Site 1 1024 2500
26 Fevereiro 2020

Depois de aprovado em reunião de câmara do passado dia 24 de fevereiro, entrará em vigor no concelho de Pampilhosa da Serra, a partir do dia 3 de março, o projeto-piloto “Transporte Flexível a Pedido”, uma solução que tem vindo a ser desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em articulação com os Municípios que integram o projeto: Pampilhosa da Serra e Góis.

O Transporte Flexível a Pedido (SIT FLEXi) é um serviço que garante o aumento da cobertura da rede de transporte público de passageiros em zonas com deficiente ou inexistente resposta a este nível.

Na prática, e depois de elaborado o levantamento por parte da CIM Região de Coimbra, a rede abrangerá 51 povoações do concelho de Pampilhosa da Serra (ver lista abaixo). O transporte estará disponível todas as terças e quintas e pode ser solicitado até às 15h00 do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita.

No fundo, o SIT FLEXi, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, horários e paragens definidos, sendo que as deslocações apenas podem ser efetuadas dentro do concelho. No entanto, este serviço pressupõe que seja o cliente a desencadear a viagem, contactando previamente a central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas. As paragens serão assinaladas através de placas colocadas nos respetivos pontos de encontro dos locais abrangidos.

Se o utilizador pretender deslocar-se para fora do concelho, pode usufruir do SIT FLEXi para ir até à sede de concelho e posteriormente utilizar os meios de transporte ao dispor para deslocação até ao destino final.

Em Pampilhosa da Serra, todos os taxistas a operar no concelho aceitaram integrar este projeto-piloto, que decorrerá durante 6 meses. As tarifas do transporte a pedido assemelham-se às tarifas das viagens de autocarro regulares para uma distância semelhante, com preços que variam entre 1,05€ e 4,60€ dependendo da deslocação.

Com este tipo de serviço de transporte, procura-se proporcionar melhor qualidade de vida às populações, garantindo-lhes a possibilidade de se deslocaram à sede de concelho, por exemplo, de forma a colmatarem variados tipos de necessidade, como serviços médicos, farmácia, alimentação, entre outras.

Recorde-se que a CIM Região de Coimbra tem em curso um projeto para implementação de um Sistema Intermunicipal de Transportes – SIT, que deverá entrar em funcionamento até ao final de 2021.

Povoações abrangidas pelo Transporte Flexível a Pedido:

Ribeira do Soutelinho; Ribeiro do Indioso; Vale Porco; Travessa; Lomba do Barco; Vale de Pereiras; Vale Serrão; Aldeia do Meio; Coelhal; Covões; Sobral de Baixo; Casal da Silva; Braçal; Sobral Bendito; Farropo; Vale Carvalho; Vale Derradeiro; Sanguessuga; Malhou; Sobralinho; Vale Grande; Foz do Ribeiro; Porto de Égua; Sobral Valado; Praçais; Pescanseco Cimeiro; Pescanseco Fundeiro; Pescanseco do Meio; Sobral Magro; Lobatos; Lobatinhos; Signo Samo; Boiças; Ceiroquinho; Cavaleiros de Baixo; Cavaleiros de Cima; Mata; Covanca; Ceiroco; Camba; Porto da Balsa; Castanheira da Serra, Gralhas; Ponte de Fajão; Aradas; Adurão; Portas do Souto; Sobralinho; Vale da Presa; Casal do Papão e Malhadas da Serra.

Para reservas (até às 15h00 do dia útil anterior): 800 200 201

sit_flexi_carta_ao_85x55mm_v2_pagina_2