Jovens alunos do concelho sensibilizados para a Cidadania Digital

23 Janeiro 2020

Começou hoje, em Pampilhosa da Serra, a iniciativa “Ação de Sensibilização de Cidadania Digital”, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceira com o Centro CCTIC Softciências, no âmbito do projeto Realiza.te.

“Aprender, partilhar e comunicar em segurança”, foi o mote para a sessão dirigida aos alunos do 2ºciclo da Escola Sede e que vai percorrer escolas dos 19 municípios da CIM Região de Coimbra.

De uma forma descontraída, os jovens alunos foram sensibilizados para os riscos decorrentes da utilização das novas tecnologias, assim como para a adoção de comportamentos que os atenuem.

Os principais temas abordados foram a “dependência online”, os “direitos de autor/plágio” e a “desinformação (notícias falsas)”.
A CIM Região de Coimbra, salienta, no âmbito desta iniciativa, que “a cidadania digital passa pelo dever de estarmos cada vez mais informados de todos os perigos e adversidades inerentes ao seu impacto, mas também das vantagens que este processo de transformação digital traz à sociedade, sobretudo no que diz respeito ao impacto na vida das crianças”.

A “Ação de Sensibilização de Cidadania Digital” é um programa cofinanciado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. A próxima sessão terá lugar no Município da Figueira da Foz, no dia 30 de janeiro.