Programa de educação parental apresentado a pais e encarregados de educação

15 Fevereiro 2019
Ontem, dia 14 de fevereiro, a sala de conferências do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, acolheu a apresentação do programa de educação parental, para pais de crianças e jovens do concelho de Pampilhosa da Serra, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

O programa, que estará agora em execução ao longo de 14 sessões, será dinamizado por uma equipa de técnicos especializados como formação em educação parental, cujo enfoque incidirá na capacitação de pais e cuidadores para um conjunto de temas relacionados com a relação escola/família e a educação.

Para Alexandra Tomé, vereadora do Município de Pampilhosa da Serra responsável pela pasta da educação, esta iniciativa desenvolvida em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e a GesEntrepreneur, “envolve não só a questão dos pais, mas também a formação de técnicos e assistente operacionais, para que todos em conjunto possam responder aos desafios que se colocam às crianças de hoje em dia”.

Assim, a capacitação é também destinada a técnicos para que no futuro, caso seja oportuno, possa ser o próprio Município a impulsionar sessões de educação parental, de forma autónoma. “Creio que é uma dinâmica interessante. Às vezes não é só trazer pessoas de fora que estão no território temporariamente, mas também capacitarmos quem cá está, para que possamos dar uma reposta imediata, caso surja essa necessidade”, completou a autarca.

As sessões têm a duração de aproximadamente duas horas e serão concretizadas semanalmente em horário pós-laboral (das 18h00 às 20h00), estando a próxima agendada para o dia 21 de fevereiro.

Os pais e encarregados de educação que não estejam inscritos e queiram participar no programa de educação parental, ainda podem fazê-lo.