CONVERSAS DE AVÓS

Ação Social
27 Julho 2012

No âmbito da comemoração do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, foi criado um grupo de trabalho constituído pelo Núcleo Executivo da Rede Social em conjunto com outras entidades locais e cidadãos Pampilhosenses.

Sob o slogan " Venha conversar Connosco!", encontram-se a ser organizadas em todas as sedes de freguesia as "Conversas de Avós, cujo objetivo é recolher opiniões sobre as atividades que a população sénior gostaria de propor, participar e organizar no Concelho numa lógica de promover condições para que a população sénior da Pampilhosa da Serra seja ATIVA!

Até à data, já foram contempladas com esta atividade as freguesias de Pessegueiro, Machio, Vidual, Fajão, Unhais-o-Velho, Cabril e Janeiro de Baixo tendo, esses encontros, iniciado apresentando um desafio junto da população, o de participar ativamente, através da dinamização de um stand, nas Festas do Concelho que se realizam de 14 a 18 de agosto com uma mostra de saberes e sabores típicos de cada comunidade (freguesia).
A recetividade tem sido elevada a avaliar pelo número de participantes e pelo entusiasmando demonstrando ao longo da atividade, fazendo jus ao slogan: " Venha conversar Connosco!", onde também são recolhidas opiniões sobre as atividades nas quais as pessoas gostariam de participar, sendo as mais votadas a ginástica, a hidroginástica e os "computadores" (ações de formação em informática e internet), revelando que a população mais idosa do Concelho tem desejo e vontade de ser mais ATIVA em prol da sua saúde física e mental.

Estão previstas ainda conversas em Portela do Fojo, no próximo dia 31 de julho e Pampilhosa da Serra, no dia 2 de agosto.

Pretende-se que esta seja a primeira edição do "Conversas de Avós" e que seja criado um hábito, no futuro, junto da população. O de reunir para simplesmente... Conversar! Conversar partilhando com os outros, vivências, exemplos, dificuldades, saberes... ativando o espírito de viver a velhice de forma ativa, envolvendo-se na, para e com a comunidade.

As propostas recolhidas ao longo das "Conversas" serão integradas no Plano de Atividades definido especificamente sobre a temática do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, e conta já com algumas propostas como ações de formação em internet "avós@avós.com"; encontros de cidadania ativa (encontros entre jovens e idosos) e o Ciclo Fitas do Meu Tempo.

Para o final do ano, encontra-se prevista uma Festa de Encerramento com mostras de saberes da população sénior do Concelho e apresentação de resultados e de boas práticas.

CONVERSAS DE AVÓS