Comemorações do Feriado Municipal

12 Abril 2017
Pampilhosa da Serra comemorou no passado dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal. Decorria o ano de 1385, quando D. João, Mestre de Avis, acabado de ser aclamado Rei nas Cortes de Coimbra, ouvindo os Homens Bons da Pampilhosa, que a ele acorreram para por fim à anexação do Concelho da Pampilhosa ao Concelho da Covilhã, concedeu uma “Carta de Privilégios” pela qual reconheceu a autonomia do nosso concelho, pondo fim a uma grande injustiça imposta por D. Fernando. A determinação dos representantes do povo da Pampilhosa valeu uma atitude justa por parte de D. João I, que a Comissão Administrativa do Concelho da Pampilhosa, em 1937, decidiu perpetuar, deliberando fixar o dia 10 de abril de cada ano como Feriado Municipal.

A cerimónia do Feriado Municipal foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins, tendo sido acompanhado no ato solene pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. António Júlio Veiga Simão, pelo Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Professor José Carlos Alexandrino, pelo Senhor Presidente da Assembleia Municipal, António Cebola e ainda Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito Dias.

Do programa constou a assinatura de Protocolos com Instituições Concelhias; a Concessão de Medalhas e Distinções Honorificas; a Bênção e Entrega de Ambulância à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, oferta do Município e ainda o Lançamento da Primeira Pedra das Obras de Alteração e Ampliação da Escola Básica e Secundária Escalada – Pampilhosa da Serra.