Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

4th RadioNet Engineering Forum Workshop

Geral
Noticia 1285940970 9622 1 980 2500
30 Setembro 2010

Rádio-Astrónomos visitam antena de Fajão e Ludoteca Criativa de Pampilhosa da Serra

Alguns dos maiores rádio-astrónomos do mundo estiveram no passado dia 3 de Setembro no concelho de Pampilhosa da Serra, para uma visita à Antena de Fajão e à Ludoteca Criativa. Esta passagem pelo concelho surge no âmbito da realização do 4th Workshop do Fórum de Engenharia da Radionet, que decorreu na Universidade de Aveiro e cuja organização foi da responsabilidade do Instituto das Telecomunicações da Universidade de Aveiro em parceria com a Radionet e com a colaboração do Município de Pampilhosa da Serra. Após visita à estação de radioastronomia de Fajão, os Rádio-Astrónomos deslocaram-se à Vila para conhecer o espaço da Ludoteca Criativa, onde está a ser desenvolvido um programa educativo voltado, entre outras áreas, para a astronomia, inserido na Operação Individual para o Centro Urbano de Pampilhosa da Serra, financiado no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana do Mais Centro - QREN.

Em cima: José Brito (Presidente CMPPS), Cristina Ventura (Técnica CMPPS), Prof. Venkatasubramani (África do Sul - Radio-astrónomo e membro do projecto Square Kilometre Array -SKA que será o maior radiotelescópio do mundo, com construção a começar em 2014); Prof. Reinhard Keller (Alemanha - Coordenador europeu do Forum de Engenharia da Radionet); Prof. Arpad Szomoru (Holanda - rádio-astrónomo e engenheiro-chefe do Departamento de Operações Técnicas do JIVE - Instituto holandês responsável pela coordenação das observações das grandes antenas de radioastronomia na Europa e na Ásia); Eng. Miguel Bergano (Portugal - Doutorando da UA e membro do projecto GEM - Antena de Fajão);
Em baixo: Eng. Gerlinde Bedoe (Alemanha - Directora do Departamento de Investigação e representante da Nokia-Siemens Networks (NSN) em Munique e elo de ligação mundial da NSN para o projecto SKA; Prof. Domingos Barbosa (Portugal - Investigador do Instituto de Telecomunicações - Aveiro, Coordenador do Projecto GEM - Antena de Fajão e membro do Comité de Ciência e Engenharia do Projecto SKA); Esposa do Prof. Arpad Szomoru (Holanda).

Partilhar