Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

imagem

 

Caminhada na Rota do Rio Unhais – Aceita o desafio?

10 Nov
Whatsapp image 2018 10 30 at 17.07.23 1 980 2500
No próximo dia 10 de novembro, o Município de Pampilhosa da Serra, promoverá uma ‘Caminhada na Rota do Rio Unhais’.

Com início na Barragem de Santa Luzia, este percurso em formato linear será feito, maioritariamente, numa levada no vale do Rio Unhais, que atravessa algumas das mais emblemáticas paisagens da Região e estará sempre presente ao longo de todo o percurso.

A saída será feita de autocarro, a partir da Avenida dos Bombeiros Voluntários, pelas 8h15. Os participantes serão depois transportados até ao Casal da Lapa onde haverá um pequeno briefing e posterior início da caminhada.

A partir deste momento terá pela frente um percurso de 18,2 km, com uma duração estimada de 5h00 e com um desnível acumulado de 759m. É possível encontrar vestígios de alguns moinhos que outrora moíam as produções de milho e centeio, que se cultivava ao longo das encostas férteis do rio. Irá encontrar uma paisagem selvagem, onde o silencio é interrompido pelo som da água corrente do rio e pelo chilrear dos pássaros.

Depois de sair do Casal da Lapa e passar a Barragem de Santa Luzia, descobrirá Vale Grande, a primeira aldeia da caminhada, construída nas encostas quartzíticas das cristas que suportam a barragem. Seguir-se-á a aldeia do Cabril, conhecida pelas suas ruas estreitas e arquitetura singular.

A primeira paragem prevista será na aldeia de Foz do Ribeiro, para um reforço alimentar que cada participante deverá levar consigo.
Depois da recuperação, os participantes seguirão em direção à aldeia de Ereira, a última ante de chegar à Vila de Pampilhosa da Serra.

As inscrições são gratuitas, porém obrigatórias, até às 17h30 do dia 9 de novembro de 2018.

Contatos:

- Posto de Turismo – 235590323;
- Gabinete de Turismo – 235590335 / 935905014
- Geral do Município – 235590320.

Limite máximo de inscrições com transfer – 50 pessoas

Saída do autocarro da Avenida dos Bombeiros Voluntários às 8h15, no dia 10 de novembro em direção ao Casal da Lapa, onde se iniciará a caminhada pelas 9h00.

Conselhos uteis:
Calçado e roupa apropriado;
Reforço alimentar;
Água.

Informações uteis:
Se estiver interessado em almoçar no final da caminhada, aceda aqui à listagem de restaurantes em Pampilhosa da Serra:

https://bit.ly/2AyDLuE




Partilhar