-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- I CONCURSO “EU NÃO SOU INDIFERENTE”
I CONCURSO “EU NÃO SOU INDIFERENTE”
Geral
21 Janeiro 2013
Integrado no plano de ação para 2013, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Pampilhosa da Serra lançou no passado dia 21 de janeiro, o I concurso "Eu não sou Indiferente".
Pretende-se envolver as crianças e jovens e suas famílias na elaboração de trabalhos que lhes permita refletir sobre a promoção da segurança, bem-estar e direitos da criança.
Subjacente a este objetivo está a ideia de que as Comissões têm o papel de proteger as crianças e jovens. Cabe-lhes também o importante papel de prevenção de situações de maus-tratos.
Segundo a Sr.ª Presidente da CPCJ de Pampilhosa da Serra, Dr.ª Alexandra Tomé, "pretendemos desmistificar a ideia que a população tem de que as comissões servem para realizar retiradas. De facto, trata-se de uma medida de promoção e proteção que temos ao nosso dispor. No entanto, procuramos sempre usá-la em último recurso, estando a mesma dependente da forma como as famílias colaboram com a Comissão e cumprem com os acordos assinados".
Segundo a mesma, "este concurso pretende envolver toda a sociedade civil na reflexão sobre os direitos das crianças e jovens, premiando os trabalhos mais originais e que revelem pesquisa e envolvimento das famílias".
Refira-se que os prémios são fruto desse mesmo envolvimento, tendo a Comissão realizado parcerias com empresários locais no sentido destes oferecerem os prémios para os 1º e 2º lugares, tendo o resultado sido bastante positivo, contando este concurso com a parceria do Villa Pampilhosa Hotel, da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, da Liga de Melhoramentos de Pessegueiro, do restaurante Indústria dos Sabores/Pizaria e do restaurante "O Pascoal".
O concurso foi lançado no passado dia 21 de janeiro, com período de inscrições até 18 de fevereiro, devendo a entrega dos trabalhos ser realizada até dia 15 de maio. Os resultados do concurso serão conhecidos no seminário temático - Trabalho n(d)as CPCJ: Arte ou ciência?, de dois dias cuja data provisória é 29 e 30 de maio, integrado na Semana da Criança e Juventude de 2013.
Para mais informações e esclarecimentos contacte a Presidente da CPCJ, Dr.ª Alexandra Tomé, através do e-mail alexandra.tome@cm-pampilhosadaserra.pt ou pelo telefone 23590328.
![]()



