Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Caminhada nas margens do rio Unhais encerra Programa Eco-Escolas 2025/2026

Geral
03 Junho 2026

O Programa Eco-Escolas 2025/2026 terminou ontem, dia 2 de junho, com a já tradicional caminhada nas margens do rio Unhais, uma atividade que aliou contacto com a natureza, aprendizagem e atividade física.

Ao longo do percurso, cerca de 20 alunos do 7.º ano da Escola Sede de Pampilhosa da Serra, tiveram oportunidade de conhecer melhor a problemática das espécies invasoras, aprendendo e aplicando técnicas de controlo da acácia-mimosa (Acacia dealbata). A ação permitiu ainda observar os resultados de intervenções realizadas anteriormente, comprovando a eficácia de métodos como o descasque em árvores de maior porte.

A caminhada proporcionou também a identificação de diversas espécies de flora autóctone do território e momentos de exploração sensorial da riqueza natural do vale do Unhais.

A iniciativa terminou com uma visita aos espaços e projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, permitindo aos participantes conhecer os resultados alcançados pelas várias ações de educação ambiental promovidas.

Esta foi a última atividade realizada no âmbito da parceria entre o Clube Eco-Escolas, o Município de Pampilhosa da Serra e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra, integrada no programa Eco-Escolas, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Partilhar