-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- Biblioteca Municipal dinamiza oficina “BIBLIO o quê?” com crianças do CATL
Biblioteca Municipal dinamiza oficina “BIBLIO o quê?” com crianças do CATL
No dia 22 de julho, a Biblioteca Municipal Fernando Nunes Barata acolheu cerca de 40 crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) de Pampilhosa da Serra, da Cáritas Diocesana de Coimbra, para participarem na oficina educativa “BIBLIO o quê?”.
Através de uma abordagem lúdica e interativa, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores do funcionamento de uma biblioteca. Desde a chegada de um novo livro, passando pelo seu tratamento técnico e catalogação, até à organização física nas estantes por áreas temáticas, as crianças exploraram todo o percurso que torna a coleção acessível, funcional e útil para os leitores.
No final da sessão, os pequenos bibliotecários foram desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos, classificando eles próprios alguns livros, numa atividade prática e estimulante.
Mais do que uma simples visita, a oficina “BIBLIO o quê?” teve como objetivo dar a conhecer o fundo documental da Biblioteca Municipal, bem como incentivar o gosto pela leitura, desenvolver competências de pesquisa e promover a literacia da informação. Uma iniciativa que contribui para formar cidadãos mais informados, críticos e participativos na sociedade.



