Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

A Peça do Mês de maio do Museu Municipal de Pampilhosa da Serra é o Cinto da Tropa

Geral
06 Maio 2025

A peça foi escolhida com base numa referência simbólica ao 75º aniversário da histórica “Declaração de Schuman”, que se assinala no dia 9 deste mês.

Iniciando a sua proposta com a premissa de que “A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criadores à medida dos perigos que a ameaçam”, o então ministro dos negócios estrangeiros francês, Robert Schuman, propôs, em 1950, em Paris, a criação da “Federação europeia indispensável à preservação da paz”. Este evento é considerado um marco da construção da União Europeia (UE), uma vez que propunha a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), precursora da atual EU.

Descritivo da peça: faixa de couro com mais de 80 anos (c. 1940), pertencente a uma farda de soldado, com a qual se ajusta as calças à cintura.

Visite a peça e aproveite para percorrer o Museu Virtual, através deste link: https://my.matterport.com/show/?m=VftMUZw4AbM&ss=77&sr=-1.89%2C1.36&tag=a1GzQLlIWRc&pin-pos=-8.11%2C3.98%2C1.74

Partilhar