-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- «A Chouriça do Nosso Fumeiro»: Museu dinamizou oficina de memória e tradição
«A Chouriça do Nosso Fumeiro»: Museu dinamizou oficina de memória e tradição
O Serviço Educativo do Museu Municipal realizou, no dia 23 de janeiro, junto dos utentes das duas valências da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, a atividade «A Chouriça do nosso Fumeiro», dedicada à evocação da tradicional matança do porco, enquanto prática marcante da memória coletiva e da identidade local.
A oficina promoveu a partilha de histórias, gestos e vivências associadas a esta tradição e incluiu a produção simbólica de chouriças, recriando os gestos, o saber-fazer e as práticas de antigamente, com recurso a um objeto emblemático: a enchedeira.
Não se fizeram chouriças verdadeiras, mas sim chouriças de memória — que não se comem, mas aquecem — valorizando saberes transmitidos pela comunidade e preservados na experiência de quem os viveu.
Uma atividade que promoveu convívio, partilha e valorização do património cultural imaterial, reforçando a importância de preservar as tradições locais.






