Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Natureza, yoga e estrelas no Geoscope de Fajão

12 e 13 Ago '26

No dia 12 de agosto, o céu será palco de um dos fenómenos astronómicos mais marcantes das últimas décadas. Durante o dia, será possível assistir a um eclipse solar raro, que atingirá uma ocultação superior a 90% em grande parte do território continental. Quando a noite cair, chega a vez de levantar novamente os olhos para o céu e observar as Perseidas, a mais famosa chuva de estrelas do verão.

Neste contexto, a Aldeia do Xisto de Fajão recebe a iniciativa "Natureza, Yoga e Estrelas", uma experiência que combina astronomia, bem-estar e observação do céu noturno, integrada na programação de astronomia das Aldeias do Xisto.

A atividade decorre no Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão (um dos melhores locais da Europa para observar o céu, graças à reduzida poluição luminosa e à qualidade das condições de observação) e será orientada por Samuel Batista. Os participantes terão oportunidade de observar o eclipse solar, a chuva de meteoros das Perseidas e Saturno através do telescópio, bem como participar numa sessão de fotografia sob a Via Láctea e desfrutar de um sunset DJ set. 

Programa completo:

16h00-16h30 – Check-in, boas-vindas e início da caminhada;

16h30-18h00 – Caminhada de grau fácil até ao Geoscope, com breve explicação da fauna e flora;

18h30-19h30 – Observação do eclipse, explicação do fenómeno e fotografia;

19h30-21h00 – Yoga à sombra da lua & Sunset com DJ oficial Beat Dealers;

21h00-22h00 – Pausa para jantar (refeição volante incluída);

22h00-00h30 – Observação guiada do céu noturno, observação das perseidas, observação de Saturno através do telescópio e sessão fotográfica sob a via láctea.

A organização recomenda aos participantes o uso de roupa e calçado confortáveis, agasalho para o período noturno e lanterna com luz vermelha, de forma a garantir maior conforto durante toda a experiência.

A atividade tem o custo de 15 € por pessoa, 7,50 € para crianças dos 6 aos 12 anos e é gratuita para crianças até aos 5 anos. As vagas são limitadas.

Inscrições aqui: 

https://bookinxisto.com/pt/experience-catalog/index?ExperienceSearch%5Btype_id%5D=&ExperienceSearch%5Bfulltext%5D=perseidas&ExperienceSearch%5Bvillage_id%5D=&ExperienceSearch%5Brelevance%5D=&ExperienceSearch%5Bprice_low%5D=0&ExperienceSearch%5Bprice_high%5D=9999&ExperienceSearch%5Bdate_start%5D=2026-8-11&ExperienceSearch%5Bdate_end%5D=2026-8-13&ExperienceSearch%5Bparticipants%5D=2

Partilhar