Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Plano de Ação do projeto CLDS-5G aprovado em Reunião de Câmara

Geral
11 Setembro 2024

O projeto CLDS, uma resposta que pretende reforçar as políticas de inclusão social, está mais perto de regressar a Pampilhosa da Serra. O plano de ação da quinta geração do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-5G), foi aprovado, por unanimidade, na Reunião de Câmara desta segunda-feira, dia 9 de setembro.

A deliberação surge na sequência da aprovação do Plano em reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS), sendo este um instrumento base fundamental para fortalecer e viabilizar a candidatura que será apresentada ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social do Instituto da Segurança Social, I.P.

O concelho de Pampilhosa da Serra foi identificado como um território elegível no âmbito do Programa CLDS-5G, que terá um financiamento de 480 mil euros do Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão (Pessoas 2030), para um período de implementação de 48 meses – de dezembro de 2024 a dezembro de 2028.

O Plano de Ação que se propõe desenvolver terá como foco a população desempregada, sénior, migrante e cuidadores informais, intervindo em dois eixos distintos: Eixo 1 - Emprego, formação e qualificação e Eixo 3 – Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade.

Nesse sentido, através de uma intervenção de proximidade, alguns dos objetivos fundamentais do projeto passam por reduzir assimetrias, prevenir e combater a exclusão social, contribuir para o bem-estar das pessoas idosas mais isoladas, ou estabelecer redes de cooperação que promovam a coesão social e territorial.

Tal como designado em sede de reunião de câmara, realizada a 11 de junho deste, a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere é a Entidade Coordenadora e Gestora do CLDS-5G, sendo o Município de Pampilhosa da Serra parceiro de primeira linha.

Atendendo à abrangência dos eixos de intervenção do projeto e visando a sua melhor execução, a candidatura prevê que o projeto seja executado por uma equipa pluridisciplinar de 3 elementos - um coordenador e dois técnicos.

2024_09_09_reuniao_de_camara_01

Partilhar