Bandeiras “azul” e “acessível” hasteadas nas praias fluviais do concelho

04 Julho 2024

As bandeiras “azul” e “acessível” já dão as boas-vindas aos/às utilizadores/as das praias fluviais do concelho que obtiveram as referidas distinções. O hastear simbólico decorreu na manhã de hoje, dia 4 de julho, sendo que para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, continua a ser reflexo da “aposta muito grande que o Município tem feito na criação de melhores condições para atrair visitantes e turistas”.

Devido à riqueza ambiental e paisagística, à qualidade da água balnear e das infraestruturas, Pampilhosa da Serra é conhecida um pouco por todo o país como “santuário das praias fluviais”. Na época balnear que começou a 1 de julho, as quatro praias fluviais do concelho contam com as seguintes distinções:

- Pampilhosa da Serra (Vila): Bandeira Azul e Bandeira “Praia Acessível”;

- Pessegueiro: Bandeira Azul, Bandeira “Praia Acessível” e Bandeira “Qualidade de Ouro;

- Santa Luzia: Bandeira Azul e Bandeira “Qualidade de Ouro”;

- Janeiro de Baixo: Bandeira “Praia Acessível”.

“Continuarmos, ano após ano, a ser galardoados com estas bandeiras é muito satisfatório para todos nós”, expressou Jorge Custódio, que aproveitou ainda a ocasião para deixar um apelo aos utilizadores: “ajudem-nos a manter os espaços limpos e cuidados. Se todos contribuirmos, de certeza que as praias continuaram a apresentar-se em todo o seu esplendor e a proporcionar momentos memoráveis às famílias”.

Contudo, apontou Jorge Custódio, “as praias fluviais são apenas alguns dos cartões de visita” que o concelho se orgulha de apresentar no que diz respeito a espaços balneares. “Há muitas áreas de lazer, piscinas, parques naturais e zonas ribeirinhas distribuídas por todo o território e que são excelentes alternativas a quem nos visita”.

Recorde-se que a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), é um símbolo de qualidade ambiental que distingue as praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios como a informação e educação ambiental, a qualidade das águas, a gestão ambiental e equipamentos ou a segurança e serviços.

Por outro lado, o acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, o estacionamento ordenado e com lugares reservados, ou uma rede de percursos pedonais acessíveis na praia, são alguns dos requisitos de cumprimento obrigatório que determinam a atribuição da classificação de "acessível" a uma zona balnear.

2024_07_04___hastear_da_bandeira_azul_e_acessivel_01
2024_07_04___hastear_da_bandeira_azul_e_acessivel_04