Viver, sentir e experimentar: Programa de férias Eira da Brincadeira está de volta para fazer crianças felizes

EducaçãoGeral
02 Julho 2024

O programa de férias Eira da Brincadeira, dinamizado pelo Município de Pampilhosa da Serra, começou esta segunda-feira, dia 1 de julho, para cerca de uma centena de crianças e jovens do concelho. Pelo terceiro ano consecutivo, a metodologia respeita a vontade individual e coletiva dos jovens participantes, colocando-os assumidamente a brincar e em contacto com a natureza, num “programa não programado” em que são os próprios a definir as atividades que querem realizar.

“Na Assembleia dinamizada no início da semana, as crianças definem o presidente e os secretários, assim como as iniciativas que vão fazer nos dias seguintes após serem votadas por todos”, explicou Alexandra Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal. “Ouvir as crianças para nós é fundamental”, reforçou, acrescentando que uma das novidades deste ano passa por “escutar a sua vontade também ao lanche, em que são elas que escolhem uma de três hipóteses”.

A Eira da Brincadeira é composta por dois grupos – Vila de Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere – e decorrerá até ao final do mês de agosto, sendo que o calendário prevê quatro acantonamentos aguardados com muito entusiasmo e que contemplarão atividades que “vão surpreender as crianças”. “Será um desafio para a equipa e para as crianças porque muitas delas nunca tiveram a experiência de dormir sem os pais e a conviver neste contexto”, expressou Alexandra Tomé.

Recorde-se que as caraterísticas singulares da Eira da Brincadeira - modelo que também é aplicado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) -, fizeram com que Município fosse o único do país a ser distinguido com o “Prémio Quem Brinca É Quem É” promovido pela Fundação Santander Portugal. “Não trabalhamos para receber prémios, mas muito nos orgulha e dá-nos motivação para continuar. Principalmente quando nos aparecem dificuldades e desafios sabemos que estamos a ser acompanhados e acarinhados por outras entidades”, constatou Alexandra Tomé.

2024_07_01___eira_da_brincadeira_assembleia__32_
2024_07_01___eira_da_brincadeira_assembleia__20_