Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

“Geoscope” inaugurado em Fajão: Um novo capítulo para trazer as pessoas à terra do céu escuro

Geral
28 Junho 2024

Transformar as condições de excelência para a observação do céu noturno, numa “constelação” de novas ideias, oportunidades e produtos turísticos, científicos e educacionais. É este o principal objetivo do Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, que ontem, dia 27 de junho, foi inaugurado naquela Aldeia do Xisto.

Num local onde as estrelas brilham mais perto, o Geoscope marca um novo impulso centrado no usufruto e proteção do Cosmos, sendo composto por um ponto de observação e um quiosque pedagógico, complementados por um calendário de animação com sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas.

“Aqui o convite é que venham até à Pampilhosa da Serra para olharem para o céu e verem e sentirem o que nas cidades não conseguem”, expressou o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, a propósito “de um projeto que consegue uma simbiose perfeita entre o céu de excelência, a natureza, pessoas acolhedoras, oferta turística de qualidade e o espírito autêntico dos lugares”. Constatando o potencial de um recurso que agora é produto, Jorge Custódio, revelou que “em 2023 um operador turístico do concelho vendeu mais de 2.000 pacotes individuais para observação do céu e das estrelas”.

O ponto de observação, localizado no alto da aldeia, é uma “dome” semi-esférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro, criada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite. Perfeitamente integrada na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Açor, destaca-se suavemente como um marco na natureza envolvente, sendo um fator de atração turística e um local privilegiado para evidenciar a relação entre o céu e a terra.

Por outro lado, no quiosque de apoio, junto ao Ponto+ de Fajão, podem encontrar-se livros, jogos didáticos e participar em experiências imersivas de realidade virtual. O espaço, que abre no dia 3 de julho, está também dotado de equipamento - telescópios, binóculos, cadeiras e mantas – que pode ser utilizado pelas empresas de animação turística que operam no território e servirá de apoio às atividades inseridas no calendário de animação.

O Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão, cuja coordenação científica está a cargo do astrónomo José de Matos, é um projeto liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em co-promoção com o Município de Pampilhosa da Serra, e constitui uma âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight. Para o Presidente da ADXTUR, Paulo Fernandes, “o facto de estarmos numa zona de muito baixa densidade populacional transformou-se num ativo para vender este geoturismo, associado à componente de observação astronómica, que é uma linha que está em crescendo no mundo inteiro e que agora, em Portugal, na Pampilhosa da Serra, no coração das Aldeias de Xisto, vamos ter esta oferta”, vincou.

O vasto conjunto de experiências que o projeto disponibiliza pode ser complementado pela aplicação Açor by Night, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que foi apresentada na cerimónia de inauguração do Geoscope. A ferramenta “reúne o céu” de 7 Municípios - Arganil, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e Penela -, e permite obter informação sobre Pontos de Interesse para visualização com georreferenciação, alojamento, restaurantes, atividades para fazer, mapa do céu em tempo real, entre outras.

Entidades públicas e parceiros enalteceram a convergência, cooperação e potencial do projeto, numa cerimónia de inauguração que ficou ainda marcada pelas intervenções impactantes do designer do projeto, João Nunes, do Presidente e do Secretário Executivo da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão e Jorge Brito, respetivamente, da Vice-Presidente da Turismo do Centro de Portugal, Anabela Freitas e da Diretora de Marketing e Mercados da Turismo de Portugal, Telma Gonçalves.

O novo equipamento dedicado ao astroturismo representa um investimento de 179.280 euros, comparticipado pela Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e pelo Programa Interreg: Projeto Globaltur – Euroace, da União Europeia.

Horário do Quiosque (aberto a partir de 3 de julho, junto ao Ponto+ de Fajão):

- Quarta e Quinta-Feira - 16h00 / 22h00

- Sexta e Sábado - 16h00 / 00h00

- Domingo - 14h00/18h00

2024_06_27___inauguracao_geoscope_030
2024_06_27___inauguracao_geoscope_071
2024_06_27___inauguracao_geoscope_037
2024_06_27___inauguracao_geoscope_088
2024_06_27___inauguracao_geoscope_098
2024_06_27___inauguracao_geoscope_093
2024_06_27___inauguracao_geoscope_047

Partilhar