“Bandeira Qualidade de Ouro 2024” hasteada na Praia Fluvial de Pessegueiro

27 Junho 2024

Hoje é um dia de orgulho e muita satisfação pelo facto de a Quercus ter escolhido o concelho de Pampilhosa da Serra e a Praia Fluvial de Pessegueiro para umas das cerimónias do hastear da bandeira Qualidade de Ouro a nível nacional”. As palavras foram proferidas hoje, dia 27 de junho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, depois do momento em que o galardão atribuído pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) foi erguido junto à encantadora praia de Pessegueiro, uma das duas praias fluviais do concelho – a outra é Santa Luzia - que mereceu esta distinção.

A Bandeira “Qualidade de Ouro”, explicou na ocasião o representante da direção nacional da Quercus, Marcos Bartilotti, “distingue a qualidade das águas balneares das praias portuguesas”, sendo que, completou, “todas as praias galardoas têm que ter um período mínimo consecutivo de 6 anos com índices de qualidade excelente das águas balneares”. “Há todo um trabalho de uma série de entidades e em particular do Município que importa relevar”, expressou ainda o dirigente.

Na época balnear que se avizinha – em Pampilhosa da Serra começa a 1 de julho -, o facto de o concelho ter duas praias com este galardão, é para o Presidente da Câmara Municipal “um sinal do compromisso em tentar manter as linhas de água do território nas melhores condições”. “Não nos podemos esquecer que é daqui que vai a maior parte da água que abastece as grandes cidades, nomeadamente a capital”, reforçou.

De acordo com a Quercus, “a escolha desta praia para acolher uma das cerimónias de hasteamento oficial da bandeira “Praia de Ouro 2024” teve em consideração o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra na área do ambiente e pela Águas do Vale do Tejo (empresa do Grupo Águas de Portugal), entidade responsável pelo tratamento de águas residuais, fundamental para restituir ao ambiente marinho a água com a qualidade necessária à manutenção dos ecossistemas.”

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro 2024” foi atribuído a 420 praias: 349 costeiras, 61 interiores e 10 de transição. Pessegueiro e Santa Luzia integram o restrito lote de apenas 25 praias (13 do interior e 12 costeiras) distinguidas no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Na cerimónia de hasteamento da bandeira, estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho de Administração da Águas do Vale do Tejo, Carlos Martins, e a Chefe de Divisão dos Recursos Hídricos do Litoral, Catarina Patriarca.

2024_06_27___hastear_da_bandeira__praia_qualidade_de_ouro_2024____pessegueiro_11
2024_06_27___hastear_da_bandeira__praia_qualidade_de_ouro_2024____pessegueiro_07
2024_06_27___hastear_da_bandeira__praia_qualidade_de_ouro_2024____pessegueiro_06