- Início
- Viver na Pampilhosa
- Espaço Informativo
- Notícias
- Hotel para insetos pronto a receber novos hóspedes
Hotel para insetos pronto a receber novos hóspedes
Dando sequência ao processo de criação e manutenção das micro-estações de biodiversidade existentes no interior do recinto escolar, a manhã foi dedicada à observação da ocupação registada no hotel para insetos, culminando com ações de conservação e restauro deste abrigo, levadas a cabo pelos alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra.
Considerando que cerca de 80% das plantas são polinizadas por insetos como abelhas, abelhões, borboletas, moscas-das-flores ou escaravelhos, e que estes são cruciais no controlo de pragas agrícolas e florestais, na regulação das cadeias alimentares e na reciclagem de nutrientes, nada melhor do que criar condições para o abrigo destas espécies no território.
A instalação de hotéis de insetos pode contribuir para conservar a biodiversidade e promover o aparecimento de insetos benéficos, transformando a escola num verdadeiro laboratório vivo, ao ar livre.
Esta foi a quinta de uma sequência de seis ações de educação ambiental, organizadas em parceria entre o Clube Eco Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra. As iniciativas estão inseridas no âmbito do Eco Escolas 2024, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.