- Início
- Viver na Pampilhosa
- Espaço Informativo
- Notícias
- XVIII Capítulo “Pampilhosa da Serra, Maranho e Serpão” – Confreiras e confrades reunidos para celebrar a gastronomia e a amizade
XVIII Capítulo “Pampilhosa da Serra, Maranho e Serpão” – Confreiras e confrades reunidos para celebrar a gastronomia e a amizade
A Real Confraria do Maranho de Pampilhosa da Serra, reuniu, no passado sábado, dia 20 de abril, cerca de 120 pessoas para “escrever” o XVIII Capítulo de um convívio intergeracional que voltou a juntar diversas confrarias para dar continuidade a uma saborosa tradição.
Mais do que valorizar e promover umas das mais conceituadas iguarias de Pampilhosa da Serra e da Região, este encontro procura celebrar a amizade, os costumes gastronómicos e a ancestralidade. Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, afirmou, durante a sessão de boas vindas, que “este pode ser um trabalho que não é tão visível como desejaríamos”, mas que é verdadeiramente “valorizar o que é nosso”, dando a conhecer, acima de tudo, “as nossa tradições às gerações vindouras”.
Na sessão, assistiu-se a uma breve atuação do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, assim como à entronização de Manuel Dias da Silva, como “Confrade de Honra”, a par de dois novos membros da Real Confraria do Maranho, entronizados como “Confrades Efetivos”.
Antes do almoço de convívio, realizado no Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra, foi captada a habitual “foto de família” onde figuram verdadeiros(as) embaixadores(as) do património gastronómico de Pampilhosa da Serra e do país.