Comando Territorial de Coimbra da GNR promove “Campanha Floresta Segura 2024” no Concelho de Pampilhosa da Serra

05 Março 2024

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental, com o apoio do Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), deu início ontem a um conjunto de ações de sensibilização “porta a porta”, nas Freguesias do Concelho de Pampilhosa da Serra, no âmbito da “Campanha Floresta Segura 2024”, para sinalizar situações potencialmente perigosas por falta de gestão de combustível.

Estas ações, que se estendem até ao final do dia de hoje, têm como objetivo aconselhar as populações sobre os critérios de gestão de combustível, junto das habitações e aglomerados populacionais, assim como alertar para as normas e procedimentos para a realização de queimas e queimadas, estabelecidos no Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho e Decreto-Lei nº82/2021 de 13 de outubro.

Nesse sentido, a equipa foi recebida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no edifício dos Paços do Concelho, que aproveitou a ocasião para reforçar a importância da realização destas ações de sensibilização, no sentido de alertar os proprietários para a necessidade de efetuar a limpeza dos seus terrenos, principalmente junto dos mais ausentes que acabam por não cumprir com as suas obrigações, prejudicando aqueles que, por vezes a muito custo, fazem o esforço de manter os seus terrenos ao abrigo da lei.

A iniciativa visa contribuir para a adequada realização das faixas de gestão de combustível, evitando situações de risco em caso de incêndio, bem como prevenir outros comportamentos que coloquem em causa a proteção de pessoas e bens.