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Pampilhosa da Serra promove escapadinhas “À Luz das Estrelas” na Bolsa de Turismo de Lisboa

Turismo
05 Março 2024

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra regressou este ano à Bolsa de Turismo de Lisboa para promover o seu território neste que é o maior certame turístico a nível nacional. Após cerca de 10 anos, com uma aposta forte de promoção a solo, desde 2022 que Pampilhosa da Serra se alia à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para uma participação conjunta de promoção turística, pois, para Jorge Custódio, “um turista não tem propriamente divisões administrativas” procurando “o que mais gosta, independentemente do Concelho”. O Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra reforçou esta participação conjunta afirmando que “a partir do momento em que o turismo da Região de Coimbra está com este impacto, não faria sentido que a Pampilhosa da Serra estivesse ao lado com stand próprio a fazer concorrência a si mesmo”, duplicando custos e “sobretudo dando uma imagem de incongruência que não fazia sentido”.

Ao reduzir os custos logísticos associados à participação na BTL, Jorge Custódio sublinha que esta verba pôde, desse modo, ser canalizada para uma venda direta de produtos turísticos do Concelho de Pampilhosa da Serra, aproveitando a dinâmica da presença do turismo da Região de Coimbra para apostar “em descontos para tentar trazer mais pessoas ao nosso território e aos nossos alojamentos”, usufruindo dos “milhares de pessoas que aqui passam na BTL” para dar a “conhecer o turismo de natureza e o céu estrelado da Pampilhosa da Serra a preços muito mais convidativos”.

Esta oferta traduziu-se numa campanha que envolveu a oferta de 2.000 vouchers de 25€, para gastar em alojamento ou experiências turísticas, o desconto de 40% em escapadinhas “À Luz das Estrelas”, e a colocação de 100 bilhetes para o Walking Weekend 2024, com desconto de 40%, uma campanha que se estendeu além do balcão da BTL, proporcionando o seu acesso através da plataforma pampilhosadaserra.pt, de modo a combater a sazonalidade turística, pois estes descontos “são para ser usados até 30 de junho, precisamente nesta época de primavera, início de verão, onde nem sempre a procura é tão grande”.

O feedback desta campanha é muito positivo, tendo inclusive os 100 bilhetes “early birds” para o Walking Weekend esgotado logo no segundo dia de feira, algo que demonstra bem a qualidade deste evento que se afirma, ano após ano, no panorama nacional. Relativamente aos restantes produtos, Jorge Custódio, deu conta que tiveram “bastante participação e muito alcance”.

Ao alcance da vista de todos, o céu noturno do Concelho de Pampilhosa da Serra foi uma vez mais o mote para a promoção turística deste território, demonstrando que, apesar de não possuir grande património material, possui uma mais valia imaterial que lhe permite um posicionamento diferente e desse modo, conseguir captar cada vez mais turismo. Para Jorge Custódio, não basta apenas “vender alojamento e restauração”, sendo necessário procurar produtos diferenciadores como é o caso da “canoagem noturna, na Barragem de Santa Luzia, ou as caminhadas noturnas”, criando “programas que não se conseguem encontrar noutros sítios”, marcando a diferença e assumindo-se como “o único território que está claramente com o posicionamento de astroturismo” de modo a conseguir “vender uma mais-valia do território da Pampilhosa da Serra”.

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