- Início
- Viver na Pampilhosa
- Espaço Informativo
- Notícias
- Segunda Reunião de Câmara descentralizada do ano: périplo pela Freguesia de Portela do Fojo-Machio.
Segunda Reunião de Câmara descentralizada do ano: périplo pela Freguesia de Portela do Fojo-Machio.
A Freguesia de Portela do Fojo-Machio recebeu na passada terça-feira, dia 27 de fevereiro, a segunda Reunião de Câmara descentralizada deste ano, uma iniciativa implementada pelo atual Executivo que, segundo Jorge Custódio, “é sobretudo uma oportunidade para virmos ao local, às várias freguesias, às várias aldeias”, para estar “junto da população, ouvirmos as suas preocupações, as suas críticas, as suas reclamações, porque obviamente, há sempre questões para resolver”.
É precisamente para ouvir a população, que o Executivo Municipal desloca mensalmente a sede de Reunião de Câmara para junto das pessoas. Com um horário pós-laboral, e na sede da Junta de Freguesia, torna-se mais acessível à população pampilhosense participar nestas sessões tão importantes para conhecer os reais problemas do Concelho. Para o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra este “é um verdadeiro exercício de democracia”, saindo do Edifício dos Paços do Concelho, visitando todas as Freguesias, de modo a que “todos conheçam verdadeiramente os problemas que existem no Concelho”.
Durante a Reunião de Câmara, o Executivo Municipal teve a oportunidade de esclarecer a população presente acerca das dificuldades, dos projetos e de todas as questões que ainda não estão resolvidas na Freguesia de Portela do Fojo-Machio, como é exemplo disso a requalificação de todos os arruamentos em calçada na localidade de Trinhão, com “reposição de nova calçada ou com aproveitamento da existente”, colocando a aldeia “com outro aspeto e obviamente mais bonita”.
Também a antiga escola primária da Amoreira ficará mais bonita e com nova utilidade, estando a ser alvo de requalificação, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, para criação de 4 apartamentos, com um investimento de cerca de 400.000,00€. Jorge Custódio reforçou que “não nos podemos esquecer que hoje, para que possamos cativar e segurar pessoas, não é preciso apenas haver oferta de trabalho, também é preciso haver oferta de habitação”.
No final, houve ainda tempo para dar esclarecimentos acerca da obra de construção da rede de saneamento básico, na localidade de Amoreira. O Presidente da Câmara Municipal garantiu que não desistirá desta obra, afirmando que “se ainda não foi realizada, não foi obviamente por culpa da Câmara Municipal, mas por vicissitudes várias”. Esta obra, desejada por toda a população da Amoreira, tem um investimento previsto de cerca de 4.600.000,00€ e condiciona a requalificação total dos arruamentos desta localidade. Ainda assim, o Executivo Municipal, atento ao estado do pavimento, não se coibiu de realizar pequenos melhoramentos, de modo a resolver pelo menos os problemas mais graves. Jorge Custódio garantiu que a “obra integral de reposição de pavimentos e de arranjo de todas as ruas vai ter que ser feita de outra dimensão”, quando avançar a obra de construção da rede de saneamento.
A próxima Reunião de Câmara descentralizada, decorrerá, previsivelmente, no final do mês de março, na Freguesia de Pessegueiro.