Município assinala “dia mundial do cancro” com desafio às instituições locais e juntas de freguesia do concelho

Ação Social
04 Fevereiro 2024

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da União Internacional de controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é “full member” desde 1983. Este dia celebra-se a 4 de fevereiro e pretende capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios da saúde pública.

O foco do dia Mundial do Cancro é consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro.

A Incidência do cancro tem aumentado em todo o mundo. Morrem, anualmente, cerca de 10 milhões de pessoas por cancro, o equivalente à população Portuguesa. Contudo, ao implementar estratégias adequadas, melhorar os recursos para a prevenção e deteção precoce da doença e seu tratamento, podem salvar até 3,7 milhões de vidas todo os anos.

A Câmara Municipal juntou-se, mais uma vez, a esta causa e lançou o desafio às Instituições Locais e Juntas de Freguesia do Concelho, de construírem um laço de cores diferentes (associadas, a nível nacional, a cada tipo de cancro), para no dia 29 de fevereiro serem expostos, como forma se sensibilizar e informar para a importância da prevenção e diagnostico precoce.