Balanço de dois anos de mandato - Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

16 Outubro 2023

Assinala-se, hoje, precisamente dois anos desde a tomada de posse do atual executivo municipal. Numa mensagem dirigida aos Pampilhosenses, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, aproveitou a ocasião para fazer um balanço da atividade autárquica ao longo da primeira metade do mandato. Da lista de 26 medidas e projetos apresentados no momento da tomada de posse, Jorge Custódio frisou que 20 já estão concluídos ou em fase de execução, destacando alguns no presente vídeo.

Recorde a lista de medidas na íntegra:

1️⃣ Iniciar a construção da 1ª fase da retificação da EN344 (Vila Pampilhosa da Serra – Cruzamento Maria Gomes).

2️⃣ Negociar e celebrar protocolos com o Governo Central para a requalificação das restantes estradas nacionais (ER344 e EN112).

3️⃣ Requalificar a Estrada Municipal entre Portela de Unhais e Dornelas do Zêzere.

4️⃣ Criação de Regulamento de apoio às pequenas e médias Empresas do Concelho, para atribuição de apoio financeiro ao investimento.

5️⃣ Construir centros de recolha de resíduos para depósito de entulhos, plásticos, papel, madeiras, vidro, metal, eletrodomésticos, etc. (ECOCENTROS).

6️⃣ Descentralizar as Reuniões públicas de Câmara, nas diversas Sedes de Freguesia, permitindo assim que a população esteja mais próxima das decisões.

7️⃣ Rever o Regulamento “A minha primeira ajuda” (Natalidade) para reforço do apoio financeiro às crianças nascidas no Concelho. Apoio de 5.000€ para o 1º e 2º filhos, e de 10.000€ para os seguintes.

8️⃣ Criar um espaço para fixação de Empresas e Empresários (Coworking) na Vila, possibilitando as condições necessárias para o Teletrabalho, o acolhimento e a incubação de Empresas.

9️⃣ Alterar o plano de pormenor e loteamento respetivamente, da Zona Industrial do Alto das Aldeias e Portela de Unhais de forma a garantir a sua ampliação.

1️⃣0️⃣ Rever o Regulamento de Incentivo à criação de Emprego destinado às Associações e Coletividades, visando aumentar a comparticipação financeira e outros tipos de colaboração.

1️⃣1️⃣ Criar uma rede de Miradouros inovadores, em locais estratégicos.

1️⃣2️⃣ Rever o Plano de Ordenamento das Albufeiras de Cabril, Bouçã e Santa Luzia, adaptando-o à atual conjuntura e realidade turística, possibilitando assim novos equipamentos de apoio turístico quer em S.ta Luzia quer no Vilar.

1️⃣3️⃣ Incluir o Concelho na Estratégia Nacional para o Espaço, com a implementação do Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, potenciando as antigas Casas dos Guardas Florestais na estrutura DarkSky.

1️⃣4️⃣ Concretização e implementação da gestão da AIGP-Travessa (Áreas Integradas de Gestão da Paisagem) já aprovada, com diferentes plantações e ainda, implementar projetos piloto de Condomínios de Aldeia, em parceria com as Juntas de Freguesia.

1️⃣5️⃣ Requalificar o edificado público da Vila, com início dos trabalhos na zona do Cabecinho. Elaboração de plano de urbanização para a Vila e plano de pormenor para a zona central e mais antiga.

1️⃣6️⃣ Construir uma nova travessia sobre o Rio Unhais na Vila, criando alternativa à Rua do Pombal.

1️⃣7️⃣ Criar um equipamento turístico diferenciador que alie a vertente pedagógica do vento e da observação da via láctea, à experiência lúdica da sensação de voar.

1️⃣8️⃣ Articular com a empresa pública FLORESTGAL, a reflorestação dos terrenos baldios das Freguesias, com novas espécies autóctones, criando uma floresta multifuncional, biodiversa e mais resiliente. Apoiar e incentivar os proprietários florestais para o registo e cadastro dos artigos matriciais rústicos, beneficiando da implementação do BUPI (Balcão Único do Prédio).

1️⃣9️⃣ Continuar as negociações com as empresas fornecedoras de telecomunicações para alargar a cobertura da rede de fibra ótica às Aldeias do Concelho que ainda a não possuem.

2️⃣0️⃣ Implementar a Estratégia Local de Habitação, como forma de suprir carências habitacionais e de atrair novos residentes. Constituir uma Bolsa de Casas para acolhimento residencial e/ou turístico, em parceria com os respetivos proprietários.

2️⃣1️⃣ Finalizar a certificação IGP da “Filhó Espichada”, para posterior apoio aos produtores, no embalamento, distribuição e comercialização das mesmas.

2️⃣2️⃣ Garantir a continuação do programa da rede de transportes gratuita dos Utentes do nosso Centro de Saúde, para as consultas programadas.

2️⃣3️⃣ Apoiar as IPSS’s, bem como planear conjuntamente novas Gerações de Equipamentos e respostas Sociais.

2️⃣4️⃣ Requalificar a Biblioteca e o Auditório Municipal, adaptação de espaço na Residência de Estudantes para o funcionamento da Ludoteca e criação de espaço para Arquivo Municipal.

2️⃣5️⃣ Rever o Plano Diretor Municipal de modo a dar resposta às necessidades de desenvolvimento estratégico do Concelho.

2️⃣6️⃣ Requalificar e ampliar as estruturas turísticas públicas existentes e criar novas, de modo a aumentar a qualidade e capacidade de utilizadores.

“Continuamos com o mesmo foco e empenho, como no primeiro dia, para tentarmos fazer o melhor que sabemos e podemos na defesa de Pampilhosa da Serra e dos nossos Pampilhosenses”, expressou Jorge Custódio.