Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Rede de Aldeias Bauhaus EUROACE destacada em fórum Europeu

Geral
15 Setembro 2023

Em representação da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra – líder da Rede Aldeias Bauahus EUROACE, o Vereador Rui Simão esteve presente no evento New European Bauhaus – Incubation of 20 place-based projects, que decorreu na cidade de Bruxelas.

Na ocasião foram apresentados os resultados da assistência técnica aos 20 projetos selecionados pela Nova Bauhaus Europeia – Iniciativas Locais, tendo Rui Simão participado como orador convidado na “mesa redonda” que discutiu a importância da cooperação e da governação multinível próxima dos cidadãos, para aplicação dos projetos da Nova Bauhaus Europeia.

Para o Vereador da Câmara Municipal, “enquanto os grandes centros urbanos enfrentam desafios galopantes de sobrecarga a todos os níveis, as aldeias podem apresentar-se como contraponto à vida agitada das cidades, oferecendo um modo de vida alternativo com fortes ligações comunitárias e uma grande intimidade com a natureza”. Rui Simão considera que estas relações de proximidade em conjunto com a força das redes contemporâneas “apresentam um enorme potencial para desencadear mudanças capazes de apresentar novas soluções para os desafios que enfrentamos enquanto sociedade, com o desequilíbrio demográfico acima de todos”. Mas, para tal, “é preciso criar centralidades nas aldeias, ancoradas no desenvolvimento da sua base económica e na sua transformação urbana e social”, notou ainda.

Pela pertinência, inovação e capacidade de mobilização, o projeto Rede Aldeias Bauhaus EUROACE tem merecido amplo destaque à escala europeia. Para a Comissária Europeia, Elisa Ferreira, os projetos de iniciativa local distinguidos pela NEB, são já exemplos de “regeneração de áreas degradadas, de mobilização da comunidade, de atração de artistas e turistas e de valorização do património local, à medida que promovem o empreendedorismo e o desenvolvimento económico, social e cultural”.

Recorde-se que a Direção-Geral da Comissão Europeia para as Políticas Regionais e Urbanas, lançou e financiou um convite intitulado “Apoio às Iniciativas Locais da Nova Bauhaus”. Esta iniciativa teve como objetivo providenciar assistência técnica a pequenos Municípios, ajudando-os a trazer a visão do Novo Bauhaus Europeu para a realidade a nível local. Um dos projetos selecionados foi a Rede Aldeias Bauhaus EUROACE – Aldeias para o Futuro, liderada pelo Município de Pampilhosa da Serra, que junta seis aldeias (Esperança, Dornelas do Zêzere, São Pedro do Corval, Sortelha, Llerena e Moraleja), 3 regiões (Centro, Alentejo e Extremadura) e dois países (Portugal e Espanha).

2023_09_14___aldeias_bauhaus_euroace___bruxelas_2
2023_09_14___aldeias_bauhaus_euroace___bruxelas_4

Partilhar