Câmara Municipal aprova início de procedimentos para reabilitação de edifícios

31 Maio 2023

Na última reunião de câmara, realizada no dia 29 de maio, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o início de procedimentos relacionados com a requalificação de dois edifícios: “Casa do Dr. Afonso”, situada na Vila de Pampilhosa da Serra e a antiga Escola Primária de Dornelas do Zêzere.

No que diz respeito à requalificação da designada “Casa do Dr. Afonso”, o objetivo é a criação do “Pampilhosa Business Center” (espaço de coworking e teletrabalho). O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, notou que este “projeto é claramente uma aposta forte” da Autarquia, com o intuito de “criar condições” para tentar atrair profissionais liberais e “empresas da área das ciências espaciais ou tecnológicas, que podem facilmente estar a trabalhar em Pampilhosa da Serra”.

Por outro lado, em Dornelas do Zêzere, a intenção do procedimento recém-aprovado, passa por converter a antiga Escola Primária local num “Centro de Alojamento Temporário”, através de uma obra que decorrerá no âmbito de uma candidatura, já aprovada, que o Município fez à BNAUT – Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, um mecanismo previsto no Plano de Recuperação e Resiliência. A intervenção, que corresponde a um investimento de cerca de 350 mil euros, “vai dotar Dornelas do Zêzere de uma outra oferta social para além das existentes, para situações de famílias carenciadas que precisem de alojamento urgente e temporário”, explicou Jorge Custódio.

Juntamente com a reabilitação de arruamentos em vários pontos do concelho, aprovada na mesma reunião do executivo, estão “cerca de 2 milhões e 800 mil euros em procedimento, uns a iniciar e outros a executar”, tal como frisou o Presidente da Câmara Municipal. “Para uma dimensão como a nossa é significativo. A Câmara Municipal tem feito este trabalho de realizar projetos, estudos e pedir financiamento, para agora estarmos em condições de lançar obra e fazer diferente no nosso concelho”, concluiu Jorge Custódio.

antiga_escola_primaria___dornelas_do_zezere_