Eco-Escolas (2022/2023) termina com aprendizagem e animação

22 Maio 2023

O Programa Eco-Escolas, dinamizado ao longo do ano letivo 2022-2023 na Escola Sede de Pampilhosa da Serra, terminou na passada sexta-feira, dia 19 de maio, com “dose dupla” de atividades e muita aprendizagem, animação a atividade física à mistura.

No período da manhã, 31 alunos do 8º e 9º ano realizaram uma caminhada nas margens do Rio Unhais, onde tiveram oportunidade de compreender a problemática relacionada com a expansão de plantas invasoras, aprendendo algumas técnicas de controlo de acácia-mimosa (Acacia dealbata). Os jovens identificaram ainda várias espécies de fauna e flora nativa de Pampilhos da Serra, e aprenderam a diferenciar vários tipos de líquenes (fungos) e a compreender a sua função enquanto bioindicadores da qualidade do ar.

À tarde, no recinto escolar, coube a 20 alunos do 7ºano, prosseguir os trabalhos de valorização das micro estações de biodiversidade instaladas no Agrupamento de Escolas, através das construção e instalação de alimentadores de aves, com recurso a duas técnicas distintas: alimentadores artificiais com recipiente (embalagens instaladas em árvores) e alimentadores artificiais sem recipiente (junção de alimentos suspenso nos ramos de árvores).

De acordo com Ana Martins, Coordenadora do programa Eco-Escolas da Escola Sede, ao longo do ano-letivo “foram dinamizadas seis atividades”, num total de cerca de 100 alunos envolvidos, que frequentam o 1ºciclo (3º e 4º ano) e o 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano). “Tentámos dar continuidade a projetos bem implementados e tão bem aceites pela Comunidade Escolar a que já tínhamos dado início no ano passado, para não perdermos este fio condutor”, frisou Ana Martins.

A expansão do “hotel para insetos”, o lançamento de “bombas coloridas”, a plantação de estações de biodiversidade ou o “restaurante para polinizadores”, foram algumas das atividades organizadas em parceria entre o Clube Eco-Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas. A sequência de iniciativas foi dinamizada no âmbito do Eco-Escolas 2023, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

2023_05_19____eco_escolas____encerramento_06
2023_05_19____eco_escolas____encerramento_21