Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

“Eira da Brincadeira” eleva Pampilhosa da Serra a “Autarquia do Ano”

Educação
19 Maio 2023

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra foi ontem distinguida com o prémio “Autarquia do Ano” na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica” e subcategoria “Direitos das Crianças”, com o programa “Eira da Brincadeira”.

A cerimónia da 4ª edição dos prémios Autarquia do Ano, dinamizados pela Lisbon Awards Group com o apoio do jornal online ECO, decorreu no Grémio Literário, em Lisboa, e uma vez mais procurou homenagear os municípios e freguesias pelas suas práticas inovadoras nas mais diversas áreas.

Nesse sentido, este prémio reforça o reconhecimento nacional da boa prática que o Município de Pampilhosa da Serra está a implementar na Escola junto dos alunos do 1.º Ciclo, com o novo modelo de AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular - “Eira da Brincadeira”.

Nas “AEC – Eira da Brincadeira” tudo começa com uma Assembleia, no início da semana, em que os alunos do 1ºciclo inscritos, definem as atividades que vão realizar de segunda a sexta. Após 17 anos de implementação das atividades de enriquecimento curricular, o Município quis mudar o paradigma na tentativa de valorizar o brincar, enquanto fator determinante para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças.

Para Alexandra Tomé, Vice-Presidente e responsável pela área da educação, “há vários anos que a Autarquia vinha a refletir nas atividades que estava a proporcionar às crianças”, sendo que na sequência de “muitas informações vindas de quem estuda estas matérias” e até de “recomendações do Diretor-Geral da Educação”, o objetivo passou por fazer com que “o espaço em que as crianças estão não seja exclusivamente a sala de aula” e “olhar muito mais para o espaço exterior, os recreios e o contacto com a natureza”.

A Vice-Presidente reforçou ainda que a Eira da Brincadeira “é um exercício de cidadania muito ativa em que cada um tem a sua voz e o seu querer, que é escutado pelos adultos”. Neste programa, a aprendizagem, a educação e o bem-estar das crianças, assenta assim em valores como a autonomia, a solidariedade, a tolerância e o respeito por si, pelos outros e pelo meio ambiente.

Partilhar