Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Dornelas do Zêzere junta Eurorregião para comemorar a Europa e as Aldeias de um futuro idealizado pelas crianças

Geral
11 Maio 2023

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, assinalado a 9 de maio, o Centro Educativo de Dornelas de Zêzere recebeu, hoje, mais de 200 crianças das Comunidades Escolares das seis Aldeias Bauhaus EUROACE (Rede de Aldeias do Futuro) – Dornelas do Zêzere, São Pedro do Corval, Esperança, Sortelha, Llerena e Moraleja.

As crianças destas localidades foram assim protagonistas maiores de um dia em que se celebrou a europa, a educação, a juventude e o futuro. E porque o envolvimento da Comunidade Escolar é um dos focos da rede de Aldeias Bauhaus EUROACE, alguns dos jovens alunos de cada uma das seis localidades envolvidas, apresentaram, em grupo, ideias e projetos para o futuro das suas aldeias, de acordo com a sua visão criativa e à luz dos pilares da Nova Bauhaus Europeia: Sustentabilidade, Inclusão e Estética.

À margem deste curioso momento de partilha, em ambiente de profunda alegria e vivacidade, Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, manifestou o seu “orgulho” pela dinâmica que “este projeto está a ter junto das crianças” e pelo contributo que as próprias crianças podem dar ao projeto. “Ao contrário do que muitas pessoas com mais idade acham, eu penso que temos muito a aprender com esta geração mais nova”, notou Jorge Custódio. “As nossas aldeias do presente são estas, as nossas crianças são estas e é com estas crianças que queremos construir as aldeias do futuro”, disse ainda o Presidente da Câmara Municipal.

No dia em que a Eurorregião EUROACE (Alentejo, Centro e Extremadura) comemorou a Europa e recordou a importância dos ideais defendidos por Robert Schuman com o futuro das aldeias no horizonte, o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense tocou o célebre “Hino à Alegria”, à medida a que se assistia ao hastear da bandeira europeia, num momento singular que juntou todas as crianças e os vários representantes das entidades convidadas.

Recorde-se que num universo de 87 candidaturas, o projeto Rede de Aldeias para o Futuro, foi um dos 20 vencedores da primeira convocatória da Nova Bauhaus Europeia dedicada a iniciativa locais, sendo que é liderado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e abrange seis Aldeias da região EUROACE: Alentejo, Centro de Portugal e Extremadura espanhola. No passado dia 21 de Abril, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, parceiro-líder do projeto, assumiu a presidência da Rede até ao final de 2024, na sequência da assinatura dos protocolos de cooperação entre os 6 Municípios envolvidos (Pampilhosa da Serra, Sabugal, Reguengos de Monsaraz, Arronches, Moraleja e Llerena).

2023_05_10___comemoracao_do_dia_da_europa___aldeias_bauhaus_86
2023_05_10___comemoracao_do_dia_da_europa___aldeias_bauhaus_65_1_
2023_05_10___comemoracao_do_dia_da_europa___aldeias_bauhaus_85_1_
2023_05_10___comemoracao_do_dia_da_europa___aldeias_bauhaus_68
2023_05_10___comemoracao_do_dia_da_europa___aldeias_bauhaus_79

Partilhar