Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Exposição de pintura “todos os domingos se parecem”: a homenagem de Ana Brito à sua mãe e à “sua” Pampilhosa da Serra

Geral
06 Maio 2023

“Resolvi mostrar a Pampilhosa da Serra de uma forma diferente, sem sair de casa, através dos objetos que se encontram no interior”. É desta forma que Ana Brito, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, descreve a exposição “todos os domingos se parecem”, inaugurada hoje nos Paços do Concelho, e que a autora decidiu, “propositadamente”, mostrar ao público pela primeira vez na sua terra natal.

Na mostra, encontram-se treze pinturas a acrílico sobre tela cartonada e sobre madeira, que transmitem uma bonita homenagem da autora à sua mãe e à sua Pampilhosa da Serra. “Todos os quadros foram pintados ao Domingo, durante os dois anos de pandemia em que fui companhia da minha mãe que por razões de saúde estava isolada em casa e a sua companhia era eu”, expressou Ana Brito, acrescentando que foi uma forma de a sua mãe “estar mais próxima da terra de onde afetivamente nunca saiu”.

A partir da representação da porta de casa, a única pintura de um objeto exterior, os visitantes são convidados a percorrer um “desfile” de objetos com os quais possivelmente também se identificarão, desde elementos de arte sacra, a outros elementos simbólicos de interior.

A série de pinturas, que se perspetivava mais extensa, foi “abruptamente interrompida” após a morte da mãe da autora, que até então tinha acompanhado todo o processo de criação das obras. “Reconhecia imediatamente os objetos e isso era uma espécie de legitimação da minha própria pintura”, enfatizou Ana Brito.

Apesar de considerar que a seu vínculo à arte é a “relação de uma vida”, a autora apenas começou a pintar há “meia dúzia de anos”, num exercício de “libertação total” à margem da sua carreira judicial. “Resolvi começar a expressar o meu pensamento interior relacionado à arte, passei a precisar disto no sentido de encontrar aqui o meu equilíbrio profissional, concluiu Ana Brito.

2023_05_06___exposicao_30
2023_05_06___exposicao_08
2023_05_06___exposicao_28

Partilhar