Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Medalhas Honoríficas eternizam solidariedade, dedicação e altruísmo de Pessoas e Instituições

Geral
10 Abril 2023

A concessão de medalhas honoríficas, em reconhecimento do inegável mérito pessoal ou institucional, protagonizou alguns dos momentos mais emocionantes da Sessão Solene do Feriado Municipal de Pampilhosa da Serra.

Por deliberação da Câmara Municipal, a Pampilhosense Ana Paula Branco, defensora “inexcedível do regionalismo”, foi distinguida, a título póstumo, com a medalha de Valor e Altruísmo. Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, notou a “forma apaixonada e singela” com que Ana Paula Branco “soube resgatar, proteger e dignificar os valores, a história e os nomes da cultura serrana”, deixando uma herança que deve ser “preservada e valorizada”. Foi também anunciada a homenagem, através da concessão da Medalha de Valor e Altruísmo, a título póstumo, a João Albano, um “jovem” que teve uma “vida exemplar ao serviço da comunidade Pampilhosense, fosse enquanto autarca de Freguesia, ou enquanto enfermeiro, desempenhando a sua nobre missão de cuidar da saúde e do bem-estar dos Pampilhosenses”.

Por outro lado, a Medalha de Mérito Municipal foi atribuída à Câmara Municipal de Cascais e à Embaixada de Israel em Portugal, pela notável mobilização e generosidade evidenciados após “um dos episódios mais tristes do passado recente do concelho”: os incêndios de 2017. O gesto da Câmara Municipal de Cascais, que fez chegar a Pampilhosa da Serra “toneladas de materiais de construção, centenas de árvores e animais, brinquedos, alimentos, entre outros”, alimentou a esperança e “foi encarado como um “impulso à regeneração”. No mesmo sentido, a Embaixada de Israel, promoveu em 2018 um concerto solidário que angariou 70 mil euros, verba que integrou o programa de apoio à reconstrução de habitações não permanentes.

A Medalha de Mérito Municipal foi ainda entregue à Associação dos Combatentes do Concelho de Pampilhosa da Serra. Os sacrifícios pelos quais passaram – e ainda passam – os ex-soldados Pampilhosenses, são para Jorge Custódio um incentivo à superação dos “momentos mais desafiantes e inglórios” e um alerta para a “importância da paz, da harmonia e dos momentos simples e genuínos”.

Também na Sessão Solene, foi entregue a Medalha de Bons Serviços a 9 ex-colaboradores da Câmara Municipal, em “reconhecimento do empenho com que sempre dignificaram e honraram” a instituição.

2023_04_10___feriado_municipal_120
2023_04_10___feriado_municipal_114
2023_04_10___feriado_municipal_109
2023_04_10___feriado_municipal_107
2023_04_10___feriado_municipal_111
2023_04_10___feriado_municipal_100
2023_04_10___feriado_municipal_103
2023_04_10___feriado_municipal_113

Partilhar