-
Início
-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- Espírito comunitário e confraternização prevaleceram no “Carnaval é no Caminho do Xisto de Porto de Vacas”
Espírito comunitário e confraternização prevaleceram no “Carnaval é no Caminho do Xisto de Porto de Vacas”

Cerca de 210 participantes, reuniram-se, hoje, na aldeia de Porto de Vacas, em Janeiro de Baixo, para a celebração do singular “Carnaval é no Caminho do Xisto”.
O percurso pedestre (PR6) que abraça a localidade, quase sempre na companhia do Rio Zêzere, ganha especial encanto neste evento, que junta o entusiasmo e o saber-receber da população local com a admiração dos visitantes, mesmo aqueles que fazem questão de regressar edição após edição.
“Notamos que de ano para ano vêm mais pessoas das redondezas e até fora do concelho, que ficam contentes por participarem neste evento”, expressou José Martins Costa da Comissão de Melhoramentos de Porto de Vacas, associação que organiza a iniciativa.
Nem a chuva conseguiu por isso esconder a beleza natural da região, que se testemunha de forma privilegiada do alto do Miradouro da Malhada, tal como não conseguiu abalar a boa disposição, o espírito comunitário e a alegria intergeracional, que se viveu no Largo das Festas ao ritmo do Grupo de Bombos de Dornelas do Zêzere.
Neste local, o tradicional almoço-convívio fechou da melhor maneira a genuína tradição de carnaval, que continua a ser, em simultâneo, motivo de orgulho para a comunidade local, ponto de encontro para os filhos da terra e agradável surpresa para os visitantes.
O evento é coorganizado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo e dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.



