Alunos plantam “Estações de Biodiversidade” para acolher espécies polinizadoras

16 Fevereiro 2023

A “Horta Bio” da Escola Sede foi novamente o epicentro de uma ação de educação ambiental, no âmbito do Programa Eco Escolas do presente ano-letivo. Desta vez, coube a um grupo do 9º ano, a plantação de espécies nativas aromáticas e medicinais, como o medronheiro, o folhado ou a alfazema, com o objetivo de criar pequenas estações de biodiversidade, favoráveis ao aparecimento e alimentação de espécies polinizadoras.

Após às ações de plantação, decorrerão iniciativas de manutenção regular dos canteiros integrados nas estações de biodiversidade (regar e mondar), bem como momentos dedicados à observação, identificação e catalogação das espécies que venham a polinizar as plantas integradas no “Restaurante para Polinizadores”.

O trabalho quase invisível desempenhado por várias espécies de insetos, e outros animais, é fundamental para a nossa sobrevivência. Porém, existe um conjunto de fatores de ameaça, com reflexo na redução de populações de diversas espécies.

Esta foi a segunda de uma sequência de seis atividades, organizadas em parceira entre o Clube Eco Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra. As ações estão inseridas no âmbito do Eco Escolas 2023, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

2023_02_16___atividade_eco_escola_15
2023_02_16___atividade_eco_escola_19