ANEFA, Fujitsu e Município protagonizam ação de reflorestação no Casal da Lapa

10 Fevereiro 2023

A ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, o Município de Pampilhosa da Serra e a empresa Fujitsu Global, reuniram-se hoje, no Casal da Lapa, em Pampilhosa da Serra, para levar a cabo uma ação de reflorestação ao abrigo do Projeto ProNatura, que no total levará à plantação de mil novas espécies.

Este projeto foi lançado foi lançado pela ANEFA, em 2022, sendo que o objetivo passa por lançar o repto a empresas para que, através de ações de responsabilização social, contribuam com o donativo de árvores, de forma a contribuir para o desenvolvimento de florestas autóctones, matas e espaços verdes, diminuindo o impacto negativo dos fogos rurais na conservação do solo, água, fauna e flora.

Tal como explicou Eulália Botelho, coordenadora do projeto ProNatura, foram plantadas espécies como “medronheiros, carvalhos ou áceres”, de modo a “substituir pinheiros por espécies mais resilientes”, indo ao encontro do projeto de arborização da Câmara Municipal. Segundo a técnica florestal, a ANEFA, já plantou “mais de 2 milhões em todo o território nacional e ilhas”, sendo que é estimado que as árvores plantadas nesta ação de reflorestação, “daqui a 50 anos podem conseguir reter cerca de 240 toneladas de CO2 (dióxido de carbono)”. Com o contributo das empresas e das árvores plantadas estamos a ajudar o país a atingir a meta da neutralidade carbónica em 2050”, frisou ainda.

Desta vez, coube à Fujitsu aceitar o desafio da ANEFA, sendo que para Branislav Stankovic, Responsible Business Country Lead da empresa, esta “ação voluntária” é uma forma de “trazer sustentabilidade às ações da Fujitsu, mas também serve para mostrar aos colaboradores que é possível fazer a diferença” em prol da natureza. “Somos responsáveis não só pelas nossas tarefas diárias, mas também pelas pessoas que trabalham na empresa, pelos clientes que servimos e pela preservação do ambiente”, acrescentou.

O Município de Pampilhosa da Serra associou-se a esta nobre iniciativa na qualidade de parceiro e principal beneficiário, pelo que agradece a generosidade e o empenho de todos os intervenientes.

acao_de_reflorestacao_fujitsu_15
acao_de_reflorestacao_fujitsu_25