Alunos descobrem “rota da energia” para um futuro mais sustentável

03 Fevereiro 2023

Realizaram-se, hoje, dia 3 de fevereiro, na Escola Sede de Pampilhosa da Serra, 6 sessões do projeto “Rota da Energia” promovido pela ADENE – Agência para a Energia, com os apoios da CIM RC- Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, do AEEPS – Agrupamento de Escolas e do Município.

Estas sessões foram destinadas aos alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Escalada, de Pampilhosa da Serra, tendo como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da adoção de medidas comportamentais consonantes com a poupança de energia, alertando-os de igual modo para a temática das alterações climáticas e respetivos impactos.

A iniciativa Rota da Energia engloba sessões de informação e formação centradas nos conceitos básicos da energia, levando o conhecimento até às pessoas e instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia, de modo a salientar o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável.

Trata-se de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do programa Bandeira Azul 2023 este ano com o tema: “Geodiversidade. Sabes Onde Estendes a Toalha?”. Este ano, a Bandeira Azul vai sair do seu meio tradicional e desafia os promotores a, também, abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme. Sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade, pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade.

A geodiversidade é um conceito integrador fundamental, que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.

No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, uma iniciativa portuguesa, a Bandeira Azul propõe-se a contemplar a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Uma natureza que é património e vale a pena conhecer, compreender e preservar.

rota_da_energia_03
rota_da_energia_08