Aprovado novo acordo entre o Município e a Rodoviária da Beira Litoral

02 Fevereiro 2023

15 611 euros mensais é quanto o Município terá de pagar à Rodoviária da Beira Litoral, S.A. (Transdev) para que a empresa continue a assegurar a realização do serviço de transporte público de passageiros, nas linhas rodoviárias a funcionar atualmente no concelho.

Para fazer face ao défice de exploração do conjunto das linhas, esta compensação é assumida há vários anos pela Autarquia, tendo sido recentemente concluída uma negociação com base numa atualização técnica e financeira dos serviços prestados, que resultou numa minuta de contrato aprovada por unanimidade na última reunião da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, realizada a 30 de janeiro.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, é “lamentável” a “falta de equilíbrio” que se verifica no país a este nível, comparativamente às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”, nas quais a “grande maioria do serviço público de transporte “é subsidiado diretamente pelo Estado central”. Um cenário diferente ao que se verifica em Pampilhosa da Serra, onde “para continuar a haver esta rede de transportes, tem de ser subsidiada pela Câmara Municipal”, acrescentou Jorge Custódio.

No total, perto de 190 mil euros é o montante que a Autarquia pagará em 2023, um “esforço financeiro” que o Presidente da Câmara Municipal não questiona, dada a vital importância do serviço em causa para “Pampilhosenses e visitantes”. “Entendemos que este é um serviço que tem de continuar a ser prestado e se comporta um défice de exploração significativo para a entidade exploradora tem que ser a Câmara Municipal a fazer este papel”, notou ainda Jorge Custódio.