Festival da Filhó Espichada angariou mais de 10 mil euros para as creches de duas IPSS

31 Janeiro 2023

A convite da Autarquia, ontem, dia 30 de janeiro, os cerca de 100 voluntários(as) que contribuíram para o sucesso do último Festival da Filhó Espichada, estiveram reunidos num jantar-convívio.

Tal como frisou Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a ocasião serviu para agradecer, de forma simbólica, a dedicação, simpatia e generosidade de todas estas pessoas, que durante 8 dias “deram o coração ao Natal Serrano” e “deixaram as famílias para trabalhar em prol de uma causa comum”.

No total, a receita proveniente da venda da Filhó Espichada ascendeu a um valor superior a 10 mil euros, que reverteu na íntegra a favor das creches da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e da Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.

Sendo difícil perceber, com exatidão, o número de unidades da célebre iguaria serrana que saíram das fritadeiras de cada das 8 Freguesias do concelho, Jorge Custódio revelou que foram utilizados 869 quilos de farinha, 572 dúzias de ovos e 251 quilos de açúcar ao longo do festival.

Se por um lado o Festival da Filhó Espichada representa um dos principais atrativos da celebração do Natal Serrano, é também incontestável que apenas a dedicação de todos os intervenientes permite que a iniciativa se mantenha viva.

Ficam os bons momentos e a saudade deste espaço encantador, assim como expectativa de que este em dezembro deste ano, o Festival possa regressar com toda a sua genuinidade, sabor e alegria.

2023_01_30___jantar_da_filho_espichada_1
2023_01_30___jantar_da_filho_espichada_13